carros em trânsito

Motoristas podem parcelar o IPVA atrasado em até 12 meses

Jair Amaral/EM/D.A Press
Em Minas Gerais, os motoristas que estão com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos) atrasado podem parcelar o valor que falta a partir desta segunda-feira (19/6).

O parcelamento pode ser solicitado via internet de forma gratuita. As parcelas devem ter valor mínimo de R$ 200,00, em até 12 vezes.  

Confira o passo a passo

Acesse o site da Secretaria do Estado da Fazenda e tenha o seu CPF/CNPJ e o seu Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) em mãos. Para solicitar o parcelamento, basta selecionar a primeira opção (indicada no número 1) do site e indicar os dados solicitados. 


Para conferir o número do parcelamento já contratado, basta optar pela alternativa (2), indicada no site. A consulta pode ser feita por documento pessoal de identificação ou pelo número de parcelamento.  

Caso o parcelamento pela internet não seja possível, a demanda deverá ser encaminhada para o Canal de Atendimento. Na página de atendimento, você deverá selecionar a opção “IPVA- PARCELAMENTO INDISPONÍVEL NA INTERNET” no quadro na parte inferior da tela e preencher a tabela indicada, com a intenção do parcelamento e os documentos solicitados.  

Documentos solicitados 

  • Requerimento de parcelamento: Programa REGULARIZE - download / RESOLUÇÃO - download;

  • Pessoa Física:  Cópia de RG/CPF e comprovante de endereço ou declaração com indicação do endereço atual;

  • Pessoa Jurídica: Cópias do Contrato Social com a última alteração e do RG/CPF do responsável pela assinatura do Requerimento de Parcelamento (sócio administrador ou procurador);

  • Em caso de procurador, apresentar procuração com poderes específicos e cópia do documento de identidade do procurador;

  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)