Furnas

Comentários sobre Usina Hidrelétrica de Furnas e Mascarenhas de Moraes não procedem

Daniel Abreu
Ontem, terça-feira (14/02), circulou uma mensagem em grupos de WhatsApp, informando que a vazão das comportas da Usina Hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG), Sudoeste de Minas, subiria para 3400mt/s.

Circulou também um aumento na vazão da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes.
A empresa Eletrobras Furnas informou que se trata de fake news.
Segundo a empresa, em nota, a vazão do vertedouro da Usina de Furnas foi reduzida na manhã da última terça-feira (14), de 2.200 m3/s para 1.600 m3/s.

Leia mais: Fotos da mansão mais cara à venda em BH 

A usina está operando normalmente, conforme despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS). A empresa não enviou aviso de aumento de vazão na data de 14 de fevereiro de 2023.

Também por meio de nota, Furnas informou que a vazão do vertedouro da Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes foi reduzida, às 8h de ontem (14/2), de 2800 m3/s para 2200 m3/s.

O nível do reservatório imediatamente anterior a esta manobra era de 664,76m, o que representa um volume útil de 86,94%. A usina está operando conforme despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS).

"A Eletrobras Furnas cumpre estritamente as determinações dos órgãos reguladores na operação dos empreendimentos hidrelétricos sob sua concessão. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética. Em caso de aumento do nível da água a jusante (abaixo da barragem) de suas respectivas usinas, a Eletrobras Furnas aciona as autoridades locais para que adotem providências visando à segurança de todos", informou em nota.