(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Curso para mulheres: Ambev oferece bolsas de estudo no ramo cervejeiro

O objetivo é empoderar a participação feminina no setor por meio de conhecimento, especialização e oportunidades


08/03/2023 13:33 - atualizado 08/03/2023 13:33

Imagem de pessoas em uma fábrica da Ambev
Serão disponibilizadas 2 mil vagas para o curso (foto: Foto: Ambev/Divulgação)
A cervejaria Ambev está com inscrições abertas para um curso do universo cervejeiro exclusivo para mulheres, o "CervejeiraSouEu". Ao todo, serão 2 mil vagas com cadastro e participação 100% gratuitos para mulheres cis e trans de qualquer região do país.

O curso introdutório ao segmento é oferecido pela Academia da Cerveja e aborda temas sobre o ramo cervejeiro e as áreas de atuação profissional que ele possibilita. O "CervejeiraSouEu" é on-line, gratuito, desenvolvido e ministrado por uma equipe de mulheres especialistas, sommelières e cervejeiras e conta com aulas ao vivo dividas em quatro módulos.

O nome do curso é devido a uma provocação em relação ao uso do termo 'cervejeira', geralmente relacionado com o aparelho eletrodoméstico. Quando do lançamento do "CervejeiraSouEu", em 2021, a Ambev, por meio de uma campanha, buscou ressignificar o termo, tanto que na sua própria plataforma de e-commerce, o nome do produto foi alterado para 'geladeira de cervejas'.

O conteúdo do "CervejeiraSouEu" passa pela origem e a importância da bebida na evolução da civilização, as etapas de produção - das matérias-primas até a garrafa - conhecendo os cuidados durante a fabricação, o papel de cada ingrediente, estilos e possíveis harmonizações. Ao final, as alunas irão receber um certificado de conclusão.

Em busca da equidade de gênero

De acordo com a cervejaria, há um trabalho ativo para combater o machismo e a objetificação da mulher no universo cervejeiro, sendo o "CervejeiraSouEu" um dos exemplos dessa jornada pela equidade de gênero. Um outro exemplo foi em 2020, quando a Ambev formou a sua primeira equipe de brassagem 100% feminina, na cervejaria de Ipapissuma, em Pernambuco.


Em 2022, a empresa formou um time de mulheres para criar uma cerveja no Dia Internacional da Mulher: a cerveja Desrotuladas. A bebida foi desenvolvida exclusivamente por mulheres, desde as áreas de suprimentos, jurídico, design, até o processo de brassagem e envase. Todos os lucros recolhidos com a Desrotulada foram destinados à ONG Cruzando Histórias, que apoia mulheres na busca pela recolocação no mercado de trabalho.

Como participar

Para participar da edição 2023 do CervejeiraSouEu, é necessário acessar o site da Academia da Cerveja e concluir o cadastro para um das turmas. Entre os dias 27 e 30 de março, a turma 1 estará reunida e já entre os dias 3 e 6 de abril, a turma 2 será agrupada. O curso é permitido para maiores de 18 anos e, após a conclusão do curso, a Academia da Cerveja vai oferecer a uma bolsa de estudos de sommelieria - curso profissionalizante de longa duração - para uma das alunas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)