(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESCRAVIDÃO

Em podcast, Manoel Soares conta que sua mãe foi escravizada e mutilada

'A gente está falando de uma mulher que foi vendida e comprada no Recôncavo Baiano na década de 1960'


27/01/2023 12:00 - atualizado 27/01/2023 12:50
1156

Foto de Manoel Soares e sua mçae, dona Ivanete, sentados em uma mesa tomando café. Eles sorriem olhando para a câmera
Manoel Soares contou no 'Quem Pode, Pod' que sua mãe é a única pessoa que conhece que viveu a escravidão e a revolução digital na mesma vida (foto: Reprodução/Instagram)


Manoel Soares foi o convidado do novo episódio do podcast “Quem pode, Pod”, comandado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme. Além de contar sobre sua trajetória, família, educação e refletir sobre a sociedade como um todo, o apresentador refletiu sobre racismo estrutural, hiper sexualização dos corpos negros e revelou que sua mãe, dona Ivanete, foi escravizada na década de 1960.

"A minha mãe é especial não por ser minha mãe, mas porque é a única pessoa que conheço que viveu a escravização e o Facebook na mesma vida. A gente está falando de uma mulher que foi vendida e comprada no Recôncavo Baiano na década de 1960”, contou Manoel.

Manoel Soares, homem negro com dreads longos, usando camisa laranja vibrante, está sentado à mesa com fone de ouvido e microfone à sua frente.
Manoel Soares foi o entrevistado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme para o podcast "Quem pode, Pod" (foto: Reprodução/YouTube)

Manoel também contou que dona Ivanete foi mutilada por seu “dono”, e ressaltou que a escravidão se tornou ilegal no Brasil há 130 anos, e afirma ser "muito pouco tempo". “Ela tem uma das orelhas cortada porque seus donos rasgaram a orelha dela. Ela tem um monte de traços de uma vida que a gente acha que é [passado]... E ao mesmo tempo ela está bombando no Face e no Instagram"”, relata.

O apresentador narrou que tempos depois do episódio de escravização que viveu, dona Ivanete trabalhou como empregada. Manoel recordou o episódio em que a mãe chegou em casa chorando, porque recebeu escovas de dentes usadas e a disseram que era só colocar na água quente e dar para seus filhos usarem.

"Minha mãe [chegou] em casa chorando, quebrando as escovas de dentes e no outro dia tendo que ir trabalhar. Isso é o que eu sei. Fora todo o assédio sexual, assédio moral porque minha mãe sempre foi uma mulher bonita", disse Manoel.



Confira o episódio na íntegra:


Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)