(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PODCAST

Técnica indiana reconecta mães e filhos e evita evasão escolar

Massagem shantala se tornou disciplina fixa do projeto Bebê a Bordo em colégio de Sergipe e ajuda adolescentes a manter os estudos sem se afastar dos filhos


16/10/2022 04:00 - atualizado 24/10/2022 12:00


Uma técnica indiana tem confortado bebês e ajudado mães adolescentes de um colégio do interior de Sergipe a aumentar a conexão com os filhos. Na terceira reportagem da série especial “Antes da Hora”, do Estado de Minas, acompanhamos a rotina de estudantes do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, lar do projeto Bebê a Bordo, e participamos da primeira sessão de massagem shantala entre uma aluna e seu filho.

A técnica ancestral deu origem, em 2019, à iniciativa de acolhimento de jovens mães em Santa Rosa de Lima (SE). Além dos benefícios para o bem-estar das crianças, a shantala tem contribuído para a redução da evasão escolar entre as estudantes grávidas ou que estão com recém-nascidos.

Joana Santos, de 19 anos, aprendeu a massagem shantala no Dr. Edelzio. No segundo ano do ensino médio, a estudante participou da sessão com o filho, Murilo, de 1 ano. Sem o apoio do pai da criança, a jovem conta com o projeto Bebê a Bordo, que permite a presença de recém-nascidos na escola e promove iniciativas para mãe e filho, para não abandonar os estudos e se formar.
estudante jovem com criança no colo em escola de Sergipe
Joana Santos teve Murilo durante a pandemia e contou com o projeto Bebê a Bordo para manter os estudos (foto: Ana Raquel Lelles/EM/D.A Press)

“Saio da escola por volta de meio-dia, levo ele na creche e volto para estudar. Se tivesse um pai que ajudasse, ia ser muito bom, mas o pai dele, não ajuda em nada”, afirma Joana. Entre janeiro de 2020 e agosto de 2022, 7% dos bebês nascidos em estados da Região Nordeste não tiveram o nome paterno na certidão. Em Santa Rosa de Lima, a taxa foi de 10% dos recém-nascidos, segundo dados de registros civis do Portal da Transparência.


Não é uma creche

O trabalho do Bebê a Bordo é bem diferente do realizado por creches, que são disponibilizadas pelo governo federal, estadual ou municipal. No primeiro, as crianças participam das aulas com as mães e também têm seu próprio espaço e “disciplinas”, como a massagem shantala. Nas creches, os recém-nascidos ficam com professores e cuidadores no período em que a mãe precisa fazer outra atividade, como estudar ou trabalhar.
alunos em sala de aula na escola Dr. Edélzio em Sergipe
Colégio Dr. Edélzio tem disciplinas eletivas sugeridas pelos alunos do Ensino Médio integral (foto: Ana Raquel Lelles/EM/D.A Press)

Estatuto da Criança e do Adolescênte (ECA) e o Estatuto da primeira infância garantem que as mães adolescentes possam levar os filhos para as escolas, faculdades e universidades. Mas isso não ocorre na prática por “falta de regulamentação e programas específicos”, segundo o advogado Ariel de Castro Alves, referência nacional quando o assunto são os direitos de crianças e adolescentes.

Pendências em relação ao ECA

“Temos alguns estados que têm programas específicos, outros não. É inaceitável que, após 32 anos no ECA e vários anos do Estatuto da Primeira Infância, isso não tenha sido colocado em prática em todo o Brasil. Acaba gerando uma grande evasão escolar das mães, meninas, tanto adolescentes, quanto das universitárias”, afirma.

Na América Latina, 36% dos casos de evasão escolar de garotas estão relacionados à maternidade ou a gravidez na adolescência, segundo estudo da Corporación Andina de Fomento (CAF), instituição que investe em pesquisas e projetos para desenvolver a região.
quadro com moldura preta em parede e uma medalha de prêmio para a escola Dr. Edélzio em Sergipe
O Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo é uma referência nacional no atendimento a estudantes que são mães (foto: Ana Raquel Lelles/EM/D.A Press)

Segundo Ariel, o local que vai receber as crianças precisam ter algumas características, como serem lúdicos e estimularem a recreação. Além disso, é essencial a presença de profissionais especializados.

Falta de espaços adequados

Para ele, as escolas deveriam se adaptar às necessidades das mães adolescentes, como é o caso do colégio de Santa Rosa de Lima. “Muitas vezes, as mães precisam faltar para levar a criança para vacinar ou ao médico. Elas podem acabar se atrasando e, muitas vezes, são impedidas de entrar ou são reprovadas, têm dificuldades em provas e trabalhos”, comenta o advogado.

No Centro de Excelência Dr. Edelzio, os professores ajudam as alunas que têm filhos com apoio para levar o bebê para o médico e, até mesmo, mudando o planejamento de algumas aulas para facilitar a inserção da mãe na disciplina.

Um momento para mãe e filho

Em Santa Rosa de Lima, nós acompanhamos um dia de aula com Joana Santos e o filho, Murilo, no Centro de Excelência Dr. Edélzio. Com o apoio dos professores e colegas de classe, que pegam o bebê no colo para que ela consiga concluir trabalhos e outras atividades normais da rotina escolar, Joana se esforça para não ficar para trás na turma.
A massagem shantala, que faz parte do Bebê a Bordo e se tornou uma disciplina fixa na escola, é oferecida às alunas que são mães no intervalo entre o turno da manhã e o da tarde. O Dr. Edélzio funciona com o sistema de Ensino Médio em tempo integral.

Segundo a professora Gleide Leandro, criadora do projeto, outras iniciativas, como aulas de primeiros-socorros e cuidados básicos com bebês foram incluídas desde o início dos trabalhos voltados para as mães.

A história da massagem shantala

A shantala foi descoberta na Índia, mas sua origem é incerta, segundo pesquisadores da terapia. A técnica é usada pelas mulheres em seus bebês há mais de mil anos, mas a prática ficou conhecida mundialmente só a partir de 1976, após o escritor e médico obstetra francês Frédérick Leboyer começar a divulgá-la na Europa.
ilustração gráfica como um cadernos com o título Antes da Hora
O especial 'Antes da Hora' é publicado semanalmente nas versões impressa e digital (foto: Soraia Piva/EM/D.A Press)

Ele lançou um livro, intitulado “Shantala”, no qual explicava todo o procedimento da massagem. O nome foi uma homenagem à mãe que o ensinou a técnica e que autorizou o uso de sua imagem para divulgar a publicação.

Entre os principais benefícios prometidos pela shantala estão o aumento da conexão entre mãe e filho, a estimulação da resistência imunológica, a melhoria da digestão e o relaxamento do bebê.

Conheça o "Antes da Hora"

A série “Antes da Hora” para o podcast DiversEM conta com o apoio do programa Early Childhood Reporting Fellowship: Desigualdade no Brasil e no restante da América do Sul, do Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia (EUA) e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O especial com cinco episódios é publicado semanalmente nas versões impressa e digital do Estado de Minas. Os dois primeiros já estão disponíveis.

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)