(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GENERO E SEXUALIDAE

Organizações se juntam para criar a Escola Nacional de Gênero e Sexualidade

A 'Gêneros - Escola Nacional de Gênero e Sexualidade' é uma plataforma com textos, relatórios e videoaulas sobre gênero, sexualidade e raça


02/08/2022 11:27 - atualizado 02/08/2022 14:02

Fundo laranja com diversos botons com formas de bandeiras, coração, mão e arco-íris, nas cores do arco-íris
A Escola Nacional de Gênero e Sexualidade é um espaço contemporâneo de difusão de informações para o combate ao preconceito com pessoas negras e LGBTQIA+ (foto: Divulgação Rodnae Productions)


A plataforma da Gêneros - Escola Nacional de Gênero e Sexualidade, lançada na última sexta-feira (29/07), se propõe a ser um espaço que tem como objetivo difundir informações, aulas e pesquisas sobre gênero, sexualidade e raça, além de oferecer suporte para formação e intervenção nos espaços comunitários e incentivar a formulação de políticas públicas para população negra e LGBTQIA+. 

O projeto é realizado coletivamente pelas organizações Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), e a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), com financiamento da Wellspring Philanthropic Fund (WPF), organização que apoia a promoção dos direitos humanos e da justiça social e econômica para todas as pessoas.

Durante o período da pandemia, as organizações realizadoras do projeto fizeram um mapeamento dos retrocessos atestados por Projetos de Lei desde 2019, e debateram sobre o assunto em rodas de conversa com especialistas na defesa dos direitos LGBTQIA e das pessoas negras produzindo um relatório que fundamenta a criação e estruturação da Escola Nacional de Gênero e Sexualidade.

A plataforma virtual sistematiza produções textuais e audiovisuais divulgando informações que fortalecem discussões transversais, como transgeneridade, redução de danos associado ao uso de drogas, raça, sexualidade, classe e gênero.  Um dos pontos principais da Gêneros é o combate à ofensiva antigênero, principalmente ataques à denominada “ideologia de gênero”.

Vale lembrar que o termo “ideologia de gênero” foi criado pelo meio neoconservador para definir e criticar iniciativas de debate de sexualidade e gênero nas escolas e é considerado incorreto, uma vez que o termo “ideologia” se refere à um conjunto de valores políticos, uma vertente de pensamento político, ou relacionado à doutrinação, o que não se aplica à população LGBTQIA . 

“Esta disputa de narrativas e a utilização do termo ‘ideologia de gênero’ têm provocado e mantido inúmeras violências contra a população de mulheres e LGBTI . De acordo com o ‘Relatório de Assassinatos’ produzido pela ANTRA, no ano de 2020, houve pelo menos 175 assassinatos de pessoas trans, sendo todas travestis e mulheres transexuais”, afirma o site da instituição. 

Ainda segundo o relatório citado pela Gêneros, a média entre 2008 a 2020 é de 122,5 assassinatos/ano, o que corresponde a 43,5% a mais do que a média de assassinatos em números absolutos da população geral.

Com a iniciativa, a Escola Nacional de Gênero e Sexualidade pretende combater a violência contra e diminuir o índice de mortes da população negra e LGBTQIA com informação.


Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.


au


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)