(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LEVANTAMENTO INÉDITO

BH tem mais homossexuais e bissexuais autodeclarados do que Minas e Brasil

Mesmo com possível subnotificação, na capital mineira 3,4% se autodeclararam homossexuais ou bissexuais. No país, 1,9%, e, em Minas, 1,4%


25/05/2022 13:58 - atualizado 26/05/2022 10:46

Multidão na Parada LGBTQIA na Praça da Estação
Parada LGBTQIA na Praça de Estação em Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 3,4% dos belo-horizontinos se apresentam como homossexuais ou bissexuais. A maioria dos entrevistados, 94,3%, se autodeclara heterossexual, e 2,4% não responderam.

 

Os dados são parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada nesta quarta-feira (25/05) pelo instituto.  Esta é a primeira vez que o IBGE inclui a variável orientação sexual na PNS. Na avaliação do instituto, o dado pode estar subnotificado.

 

Os percentuais da capital mineira são um pouco maiores do que a média nacional: 3,4% de pessoas autodeclaradas homossexuais ou bissexuais em BH, enquanto no Brasil o percentual é de 1,9%. Esse percentual corresponde a 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais.

 

No Brasil, 1,2%, ou 1,8 milhão, tem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero. Do total,  0,7% ( 1,1 milhão) declara-se bissexual, ou seja tem atração por mais de um gênero ou sexo binário.  

 

Coletados em 2019, os dados mostram que 94,8% da população, o que equivale a 150,8 milhões de brasileiros, se autodeclararam heterossexuais, ou seja, têm atração sexual ou afetiva por pessoas do sexo oposto. 

 

O contingente de Belo Horizonte é mais do que o dobro registrado em Minas. No Estado, 1,4% das pessoas se autodeclaram como lésbica, gay ou bissexual. 

 

Subnotificação

 

Segundo o IBGE,  uma das razões para que os dados possam estar subnotificados é, principalmente, o estigma e o preconceito por parte da sociedade. Esses fatores inibem as pessoas a declarar a orientação sexual. 

 

A coordenadora da PNS, Maria Lúcia Vieira,  destaca que em cerca de 70 países a homossexualidade é crime, como mostra levantamento feito pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexuais (Ilga).  

 

“A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal”, afirmou a analista da PNS Nayara Gomes

 

O IBGE informou que os resultados foram divulgados em caráter experimental.  Uma das mudanças na metodologia para reduzir a subnotificação é  o uso dos termos lésbica e gay, mais familiares à população em geral, em vez de homossexual.

 

A coordenadora da PNS defendeu a importância de incluir o dado sobre orientação sexual na pesquisa. “É um tema que vem de demanda muito forte de tornar estatisticamente visível essa população para a sociedade. É tema bastante relevante e também delicado”, complementa.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)