(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRECONCEITO

Uma em cada três pessoas negras foi vítima de racismo no transporte público

Pesquisa divulgada no Dia internacional pela eliminação da discriminação racial aponta que o preconceito está até em coletivos, como ônibus, trens ou metrô


22/03/2022 09:56 - atualizado 22/03/2022 11:29

Foto de Nelson, homem negro com dreads
Nelson Fernando Silva: 'racismo é resultado da ignorância e da desinformação' (foto: Arquivo Pessoal)


Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada na segunda-feira (21/3), data em que se celebrou o Dia internacional pela eliminação da discriminação racial, apontou que uma em cada três pessoas negras já sofreu racismo ao utilizar os meios de transporte no dia a dia. Mas os atos de preconceito por causa da cor da pele não param por aí: entre os trabalhadores negros que atuam no setor, 65% dos entrevistados enfrentaram alguma situação de racismo durante o expediente.

Das violências sofridas, a população negra ouvida pelo levantamento relatou ter sido menosprezada (24%), abordada de maneira desrespeitosa (17%), sofrido agressões verbais e ter sido alvo de expressões racistas (14%). Foram ouvidas 1,2 mil pessoas e mais de mil profissionais do setor de transporte. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) com o apoio da Uber, em parceria com o Instituto Identidade Brasil (ID-BR).

O especialista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Fernando Inocêncio da Silva, destaca que a violência contra a população negra continua sendo um desafio a ser enfrentado todos os dias.

"Precisamos produzir informação sobre a população negra. O racismo é fruto da ignorância, então temos que trabalhar com informação. Precisamos de formação na educação básica, formação nas universidades, formação dos trabalhadores e profissionais de segurança, que precisam aprender muito sobre a população negra, porque a forma hostil como habitualmente tratam essa parcela da sociedade, é fruto de ignorância e desconhecimento", disse.

Infográfico contendo dados sobre racismo nos meios de transporte
Transporte: zona franca do preconceito (foto: CB/DAPress)

Doença

O Dia internacional pela eliminação da discriminação racial é, na opinião de Nelson, fundamental para o entendimento de que a luta contra o racismo é universal, que deve ocorrer onde quer que se manifeste.

"Nossa sociedade ainda é muito refratária ao debate aberto da questão racial, com muitas reservas, de modo que isso dificulta o processo. O racismo é tratado como tabu e impede que a gente assuma, de fato, quem somos. No Brasil, o racismo é uma doença social e precisamos reconhecer que estamos doentes. A violência racial é histórica no país e não reconhecer isso é uma profunda alienação", lamentou.

O advogado e professor de Direito Penal e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Leonardo Pantaleão, ressalta que qualquer pessoa pode comunicar a ocorrência de crimes de racismo. "A legislação brasileira, inclusive, caminha nesse sentido, tendo recentemente criado a figura do 'informante do bem'. A atuação de terceiros contribui para que o Estado imponha o seu direito de punir o agente criminoso, mitigando, cada vez mais, tais práticas", salientou.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)