(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IDENTIDADE NEGRA

Salões para cabelos 'black' ganham destaque nos últimos anos

Estabelecimentos com cuidados para cachos e crespos acompanham crescimento das demandas de clientes


04/01/2022 16:42 - atualizado 04/01/2022 18:07

Nova unidade do Belezza Black, no bairro Betânia
Salões oferecem tratamentos que vão além dos cabelos naturais, também (foto: Divulgação)
 
O interesse por cabelos naturais, cacheados e crespos vem crescendo nos últimos anos em Belo Horizonte e no Brasil. Um estudo realizado pelo Google BrandLab apontou aumento em mais de 223% em pesquisas digitais sobre cabelos naturais no ano de 2017. Seguindo nesse cenário, salões e espaços de cuidados para pessoas com cabelos crespos e cacheados estão surgindo cada vez mais nas cidades do país. 

É o caso da rede de franquias Belezza Black, que inaugurou no último mês uma de suas unidades no Bairro Betânia, na Região Oeste de BH. O salão realiza atendimentos para tratamentos para cabelos crespos e cacheados, cortes, tranças, manicure e pedicure a pessoas negras. 

O local também vai oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais de beleza. Tudo dedicado a formação de novos profissionais especializados em cabelos naturais.

A REVOLUÇÃO DOS CACHOS


O mesmo estudo divulgado pelo Google BrandLab indicou que quase 25% das mulheres com idades entre 18 e 24 anos estão assumindo seus cachos nos últimos anos. 

Acompanhando esse crescimento de pessoas que começaram a aceitar seus cabelos naturais, os salões começaram a perceber demandas específicas para os cachos e crespos, que na maioria das situações não recebiam a devida atenção e cuidado. 

Foi assim que começou a história do Belezza Black. Claudio Machado, proprietário da rede Belezza Black, destaca como a ausência de lugares com tratamentos específicos foi fundamental para o surgimento e crescimento da rede, que percebeu a necessidade de contribuir com o nicho para cabelos black.

“Escolhemos este público há dez anos, quando ninguém apostava nele. Isso por acreditar que o cabelo crespo ou cacheado tem uma beleza ímpar e que precisa de cuidados de especialistas para realçar todo o seu potencial e com isso contribuir para o empoderamento das mulheres, que muitas vezes eram obrigadas a relaxar os cabelos apenas por falta de produtos e profissionais adequados a elas”, comenta Cláudio. 

A aposta surgiu na cidade de Salvador, na Bahia. Os primeiros passos foram através da criação de kits de produtos que ofereciam cuidados específicos e dedicados aos cachos e os crespos. Atualmente, também são oferecidos cursos de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais, tudo voltado dedicado aos cabelos naturais.

Com o início da pandemia de COVID-19, a forma com que as pessoas cuidavam dos cabelos também mudou. Segundo pesquisa realizada pela agência Mintel, antes da pandemia, 35% dos brasileiros optavam por produtos que alteravam a estrutura e a composição dos cabelos, como alisantes ou relaxantes. 

No entanto, em 2020, 49% das pessoas afirmam ter transformado os seus hábitos e adotaram práticas mais naturais e com menos alterações químicas, dando mais vida aos seus cachos e crespos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)