(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DEZEMBRO VERMELHO

Ribeirão das Neves receberá evento da campanha Dezembro Vermelho

No mês da conscientização do HIV, Ribeirão das Neves recebe evento com rodas de conversa e testes rápidos


14/12/2021 06:00 - atualizado 13/12/2021 11:45

Associação da Diversidade de Ribeirão das Neves em evento realizado dia 26 de novembro
Associação da Diversidade de Ribeirão das Neves realizará evento de conscientização contra a AIDS (foto: Divulgação)


O mês de dezembro é dedicado à conscientização e combate à AIDS e, como parte das ações de conscientização que ocorrem por todo território nacional, a Associação da Diversidade de Ribeirão das Neves realizará a Campanha Dezembro Vermelho nesta terça-feira (14/12).

A Campanha é uma parceria da associação com a Secretaria de Saúde da cidade, trazendo a questão da prevenção do vírus HIV e de outras DST’s, com palestras e rodas de conversa explicando o que é a doença, formas e contágio e seus tratamentos a fim de desmitificar o estigma de que o HIV surgiu da comunidade LGBTQIA. 

A ação também contará com a realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV, e espaço da saúde bucal, como forma de pensar o cuidado pessoal como um todo.  “Tem uma grande importância para a questão da visibilidade, e a questão de levar essa informação que,às vezes, é inacessível para a comunidade”, afirma Ale Gonçalves, uma das fundadoras da Associação.

Como parte da Aliança Nacional LGBT, Associação da Diversidade de Ribeirão das Neves surgiu, em maio de 2021, com o objetivo de fomentar as políticas públicas de representatividade, ocupar espaços que pôr vezes são negados às minorias e a luta pelos direitos de todos.

“Se chama “Associação da Diversidade” justamente para não se tornar uma luta solo, não apenas LGBT, mas dos povos negros, povos de matriz africana que sofrem também, da mulher, enfim, de toda essa esfera social que nos rodeia”, conta Ale.

A Associação realizou ações nos bairros de Ribeirão das neves com distribuição de marmitas, produtos de higiene pessoal, varal solidário. Também já participou da campanha do Setembro Amarelo em parceria com CRAS Céu das Artes e com a instituição Ocupa Curumim e outros movimentos sociais.

Ale Gonçalves em evento da Associação da Diversidade de Ribeirão das Neves
Ale Gonçalves em evento de capacitação de profissionais da saúde ao atendimento da comunidade LGBT (foto: Divulgação)


No dia 26 de setembro, a Associação foi responsável pela realização do curso de Capacitação para profissionais de saúde com o objetivo de discutir e capacitar profissionais para a conscientização e sensibilização na abordagem e prática de atendimento da comunidade LGBT nas unidades de saúde do município de Ribeirão das Neves.

“O preconceito é algo pré-estabelecido de mentes de pessoas que criam opiniões, que criam contextos, ideologias e alienação, e aí divulgam o discurso de ódio e impactam a comunidade LGBT. Por meio da educação vamos quebrar esses paradigmas”, afirma Ale.

O curso abordou o uso correto de nomenclaturas, forma de atendimento de acordo com identidade de gênero e orientação sexual dessa comunidade. “Foi ótimo os esclarecimentos, novas aprendizagens, saímos com outra mente outros pensamentos voltados para nós, da comunidade LGBT, e desmistificamos alguns paradigmas, alguns mitos, que envolvem a comunidade com a questão da saúde”, declara Ale.

A capacitação de profissionais da saúde no atendimento à comunidade LGBT foi a primeira de muitas que ainda vão se realizar em 2022, as próximas terão foco em profissionais da educação e policiais.

Serviço
Campanha Dezembro Vermelho
Local: Praça central de Ribeirão das Neves
Dia: 14/12
Horário: 07 às 12h00
Evento gratuito
 
*estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)