(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE DA MULHER

Outubro Rosa: Câmara prepara ações de prevenção ao câncer de mama em BH

Durante a campanha, haverá incentivo ao autoexame, distribuição de panfletos, live e caminhada contra o câncer de mama


01/10/2021 12:59 - atualizado 01/10/2021 14:03

Palácio da Liberdade iluminado com a cor rosa
O Palácio da Liberdade é um dos prédios que recebe iluminação especial no Outubro Rosa (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)


O Otubro Rosa, mês internacionalmente dedicado ao combate ao câncer de mama, chega nesta sexta-feira (1º) para alertar às mulheres da importância da prevenção do câncer de mama.  A campanha de conscientização começa com a iluminação com a cor roda de monumento e espaços públicos de Belo Horizonte. O mês foi instituído como marco para a mobilização, na década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

No Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se o surgimento de 8,2 mil novos casos de câncer de mama por ano entre 2020 e 2022. Dados de 2019 apontam 18.295 mortes pela doença, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. Em Minas, foram registrados 1,7 mil mortes de mulheres por neoplasia da mama no ano de 2020. 

Para o Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Belo Horizonte preparou uma série de ações em campanha de prevenção ao câncer de mama. Durante o mês de outubro haverá blitz na Praça Sete para distribuição de panfletos informativos, live, audiência pública e caminhada.

Projetos de prevenção

Fita cor de rosa simboliza a campanha de prevenção ao câncer de mama
Em Minas Gerais foram registrados 1,7 mil óbitos de mulheres por neoplasia da mama no ano de 2020 (foto: Anna Tarazevich)
A Lei 8.919/2004 institui o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama no quarto domingo do mês de maio, quando são realizadas ações de conscientização para mulheres acima de quarenta anos sobre como prevenir a doença.


Está em tramitação em segundo turno o Projeto de Lei 1.340/2014, que determina que as lojas de artigos femininos coloquem adesivos de conscientização da importância do autoexame e da prevenção do câncer de mama em seus espelhos.

Também está em análise, em primeiro turno, o Projeto de Lei 174/2021 , que prevê a criação do Programa “Empresa Amiga da Saúde da Mulher”. A iniciativa determina que empresas incentivem suas funcionárias a realizarem exames preventivos contra o câncer de mama.  
 

Veja a programação

  • Live – Dia 8 de outubro, das 11h30 às 12h30, no canal da Escola do Legislativo no YouTube, dentro do projeto Papo de Mulher
  • Blitz na Praça Sete – Dia 15 de outubro, das 11h às 13h, com distribuição de panfletos informativos
  • Dia “D” – Dia 22 de outubro, na Câmara de BH, com orientações às servidoras sobre o auto-exame 
  • Audiência Pública da Comissão de Mulheres - Dia 22 de outubro, às 10h, na Câmara de BH e em formato virtual 
  • Caminhada – Dia 29 de outubro, das 8h às 10h, com saída da Portaria 4 da CMBH (Avenida Churchil) até a Praça Floriano Peixoto
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)