(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE URBANA

Kalil veta projeto que aumentaria criminalização da pichação em BH

Proposta, aprovada em julho pela Câmara Municipal, foi vetada por se opor ao interesse público


03/09/2021 15:55 - atualizado 03/09/2021 16:31

Artistas e produtores culturais se mobilizaram contra proposta de lei que aumentava penas sobre pichação em Belo Horizonte
Artistas e produtores culturais se mobilizaram contra proposta de lei que aumentava penas sobre pichação em Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press. )
Nesta sexta-feira (3/9), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) vetou integralmente a  Proposição de Lei 30/2021, que tinha a finalidade de apresentar maiores penas a pichadores em espaços públicos e privados de Belo Horizonte . A decisão foi anunciada no Diário Oficial do Município (DOM).

No documento, Kalil justifica o veto mencionando que se trata de um projeto inconstitucional e que vai contra o interesse público. Além disso, o documento destaca que o valor da multa fixada em R$ 5 mil para os pichadores, proposta no PL, apresenta valores irreais e impraticáveis, mesmo considerando a gravidade dos atos.

"Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do inciso II do art. 92 da Lei Orgânica – LOMBH –, decidi vetar integralmente, por inconstitucionalidade e por contrariedade ao interesse público, a Proposição de Lei nº 30, de 2021, que institui a Política Municipal de Promoção da Arte Urbana do Grafite e de Combate à Pichação no Espaço Público Urbano", escreveu Kalil no DOU ao se referir às rações do veto.

O veto de Kalil ocorre após forte pressão social de artistas,  especialistas e pessoas do cenário artístico e cultural de BH contra penas mais severas contra a prática de pichação . Nas redes sociais, foi criado e divulgado um manifesto e um abaixo-assinado contra o PL, conquistando mais de 3 mil assinaturas.

Em seu perfil nas redes sociais, a atriz e diretora Cida Falabella se manifestou sobre o veto, mencionando a união dos artistas urbanos como ato fundamental para o veto. 


 
O PL é de autoria do vereador Henrique Braga (PSDB) e passou por aprovação na Câmara Municipal em 13 de julho. Seu principal objetivo era instituir a Política Municipal de Promoção da Arte Urbana do Grafite e de Combate à Pichação no Espaço Público Urbano. O projeto aumenta para R$ 20 mil a multa para pichadores reincidentes, além do cadastro de espaços públicos e privados para as práticas de grafismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)