(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FIM DE ANO

Pensando no Natal

Dezembro inspira ideias para o cardápio especial para o Natal e réveillon


postado em 01/12/2019 04:00

Quando chega o fim do ano, todo mundo já começa a pensar nas festas e é claro, nas comidas que vão preparar para as ceias de Natal e da passagem de ano. Hoje, entramos no mês de dezembro e aí as conversas giram em torno das celebrações, afinal, é época de muitas confraternizações. Nem só de ceia são feitas as datas especiais. Café da manhã, lanche da tarde, brunchs são ótimas opções. Na maioria das vezes as festas de confraternização pedem que cada um leve um prato e sempre é bom ter quitutes deliciosos em casa para oferecer para visitas, já que é uma época de encontros, troca de afeto, matar saudades. Por isso vamos passar duas receitas bem saborosas e fáceis de fazer. Um bolo de Natal e um pão natalino de centeio.
 
(foto: pixabay)
(foto: pixabay)
 
 
Pão natalino de centeio

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico; 1 colher de sopa de açúcar; 1 colher de chá de sal; 1/2 xícara de chá de leite morno; 1/2 xícara de chá de água morna; 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo; 1/2 xícara de chá de avelã picadas; 1 colher de chá de canela; 1/4 colher de chá de cardamomo; 1/2 colher de chá de cravo-da-índia (ou cravinho) em pó; 1 ovo; 2 gemas de ovo (sendo 1 para pincelar); 2 colheres de sopa de margarina; 1 1/2 xícara de chá de centeio

Modo de fazer

Em uma tigela misture o fermento com uma colher de açúcar e o sal até formar uma pasta. Adicione o leite misturado com água e mexa. Junte 1/2 xícara de chá de farinha de trigo, as especiarias, as avelãs e misture até formar um mingau. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos. Bata o ovo com a gema e acrescente a margarina. Bata mais e despeje na esponja. Mexa com uma colher e acrescente aos poucos o restante da farinha e o centeio. Misture bem com movimentos de baixo para cima, cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Transfira para uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada e pincele com a gema. Deixe descansar por mais 15 minutos e asse em forno médio (170 a 190 graus), preaquecido, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. 
 
 
Bolo de Natal 
Este bolo é realmente incrível. Tem um sabor refinado das especiarias e do toque de conhaque. Faz o maior sucesso 
nas festas de fim de ano.

Ingredientes
1xícara de chá de farinha de trigo; 200g de manteiga em temperatura ambiente; 1 ½ xícara de chá de açúcar mascavo; 4 ovos; 1 xícara de chá de nozes (cerca de 120g); ½ xícara de chá de frutas cristalizadas (cerca de 80g); ½ xícara de chá de uvas-passas brancas (cerca de 70g); 1 xícara de chá de ameixa seca sem caroço (cerca de 150g); ¼ de xícara de chá de conhaque (ou rum); ½ colher de sopa de fermento em pó; ½ colher de sopa de canela em pó; 1 pitada de cravo-da-índia em pó; noz-moscada ralada na hora a gosto; 1 lata de figo em calda para servir; açúcar de confeiteiro a gosto para decorar; manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha e reserve. Numa tábua, pique fino as nozes. Pique a ameixa seca em cubinhos e transfira para uma tigela. Junte as uvas-passas e regue com o conhaque. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes. Sobre uma tigela, passe a farinha de trigo por uma peneira. Junte o fermento, a canela, a noz-moscada, o cravo e as nozes picadas. Misture bem.

 
Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e bata com a pá por cerca de 2 minutos, até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos, até formar um creme fofo. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme, batendo bem entre cada adição para incorporar. Acrescente a mistura de secos em etapas e bata a cada adição apenas para misturar. Desligue e desencaixe a tigela da batedeira. Sobre uma tigela, passe as ameixas e uvas-passas por uma peneira e reserve o conhaque. Junte as frutas secas à massa do bolo, adicione as frutas cristalizadas e misture delicadamente com uma espátula.
 
Transfira a massa para a fôrma untada e bata delicadamente sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal que o bolo está pronto; caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Enquanto isso, passe os figos por uma peneira e deixe escorrer bem a calda. Corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. Desenforme e pincele toda a superfície do bolo com o conhaque reservado – o bolo morno absorve o conhaque e fica úmido e perfumado. Assim que estiver frio, preencha a cavidade central do bolo com as metades de figo, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir. 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)