(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Retrospectiva de Abraham Palatnik marca a reabertura do CCBB em BH

Mostra do pioneiro da arte cinética fica em cartaz de hoje até abril. Palácio das Artes e alguns espaços do Circuito Liberdade voltam a funcionar na quinta


03/02/2021 04:00 - atualizado 03/02/2021 18:35


Depois de três semanas fechados por determinação da Prefeitura de Belo Horizonte , devido ao aumento de casos e mortes ocasionados pela COVID-19 , alguns museus, galerias de arte e centros culturais de BH anunciaram ontem que voltam a funcionar. No Centro Cultural Banco do Brasil ( CCBB ), o retorno será com uma nova exposição: Abraham Palatnik : A reinvenção da pintura, que ficará em cartaz até 19 de abril.

Considerado um dos pioneiros da arte cinética no Brasil, Palatnik, que morreu em maio de 2020, aos 92 anos, vítima da COVID-19, tem sua obra revisitada sob a curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino . A retrospectiva dialoga com individuais do artista potiguar realizadas pelos mesmos curadores, respectivamente, em 2013 e 2017, nas unidades do CCBB em Brasília e no Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte , serão apresentados 75 trabalhos, abrangendo várias fases da carreira de Palatnik. O público verá aparelhos cinecromáticos, objetos cinéticos, objetos lúdicos, mobiliário, pintura e projetos do artista. A capital mineira receberá também o curta-metragem inédito dirigido por Roni Palatnik, filho do artista, que registra a série W, um dos últimos trabalhos do pai.

O CCBB volta a operar nos mesmos moldes da primeira reabertura, ocorrida no segundo semestre de 2020. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento prévio on-line por meio do site Eventim, com limite de acesso aos espaços do prédio. O uso de máscara é obrigatório, assim como a disponibilização de álcool em gel.

LIBERDADE 


Espaços do Circuito Liberdade sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) também reabrem. A partir de quinta-feira (4/2), Museu Mineiro, Museu dos Militares Mineiros e Centro de Arte Popular voltam a receber o público.

No complexo do Minas Tênis Clube, na Rua da Bahia, o mesmo vai ocorrer com o Centro Cultural Unimed-BH Minas. O Palácio das Artes volta a funcionar, com exposições nas galerias Arlinda Corrêa e Genesco Murta.

Seguem fechados o MM Gerdau, Memorial Minas Vale, Espaço do Conhecimento UFMG e BDMG Cultural, mas com programação virtual, assim como a Casa Fiat de Cultura.

Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também não reabrirão as portas, pois não se enquadram entre “museus, galerias de arte e exposições” liberadas pela prefeitura da capital mineira.

ABRAHAM PALATNIK: A REINVENÇÃO DA PINTURA
Várias linguagens. Em cartaz até 19 de abril. CCBB. Praça da Liberdade, 450, Funcionários. De quarta a segunda-feira, das 10h às 22h. Entrada franca. Agendamento obrigatório em www.eventim.com.br. Informações: (31) 3431-9400.


DE VOLTA


CENTRO DE ARTE POPULAR
Obras de Dona Isabel, Artur Pereira e Lorenzato, entre outros. Rua Gonçalves Dias, 1.608, Lourdes. De terça a sexta-feira, das 12h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 17h. Informações: wwwcircuitoliberdade.mg.gov.br

CENTRO CULTURAL UNIMED-BH-MINAS
Exposição Grandes nomes das artes plásticas. Complexo cultural do Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2.244, 5º andar, Lourdes. De terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo e feriado, das 11h às 19h. Entrada franca. Informações: (31) 3516-1360.

MUSEU MINEIRO
Arte sacra do período barroco, objetos históricos e coleção de artes visuais. Av. João Pinheiro, 342, Lourdes. De terça a sexta-feira, das 12h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 17h. Informações: wwwcircuitoliberdade.mg.gov.br

MUSEU DOS MILITARES MINEIROS
Acervo da Polícia Militar de Minas Gerais. Rua dos Aimorés, 698, Funcionários. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Informações: wwwcircuitoliberdade.mg.gov.br

PALÁCIO DAS ARTES
Prêmio Décio Noviello. Galerias Arlinda Corrêa e Genesco Murta. Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Terça-feira a sábado, das 12h às 20h; domingo, das 16h às 20h. Informações: www.fcs.mg.gov.br/ e (31) 3236-7400




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)