(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teatro Marília recebe espetáculo de dança voltado para público infantil

Rosa Antuña assina espetáculo infantil 'Dança de brinquedo', da Cia. Mário Nascimento


09/03/2018 10:43 - atualizado 09/03/2018 10:44

Companhia de dança comemora 20 anos em 2018. (foto: Marco Aurélio Prates/Divulgação)
Companhia de dança comemora 20 anos em 2018. (foto: Marco Aurélio Prates/Divulgação)

Pela primeira vez, o coreógrafo Mário Nascimento não assinará um espetáculo da companhia que leva seu nome. A missão coube a Rosa Antuña, que, em Dança de brinquedo, explora um ambiente pouco desbravado pela dança contemporânea: o público infantil. No fim de semana, o espetáculo será apresentado no Teatro Marília.

A ideia era oferecer algo inédito para comemorar os 20 anos do grupo. “A gente quis fazer coisas que nunca tínhamos feito. Já havia dirigido trabalhos autorais fora da companhia, mas lá dentro é o primeiro”, diz Rosa, que há 15 anos trabalha com Mário Nascimento.

O novo projeto dela se inspirou em um trabalho do parceiro. “Mário fez o Terra de bonecos quando tinha um grupo de teatro amador, há mais de 20 anos. Desde que me contou sobre esse espetáculo, tive a ideia de fazer algo parecido”, revela.

Em 2017, a montagem começou a ser criada. Foi um desafio coordenar bailarinos e, ao mesmo tempo, fazer as pesquisas necessárias. “A gente pesquisou a movimentação de bonecos e bonecas, além de músicas que remetem à cultura popular”, explica Rosa, lembrando que, na dança, esse processo é chamado de brinquedo.

O trabalho foi ainda mais desafiador por se voltar para o público infantil. “Nosso objetivo é fazer as crianças acreditarem que ali está um brinquedo de verdade, sem pensar que há uma pessoa por trás da maquiagem. Elas são o público, o investimento na arte do futuro. A criança precisa descobrir a arte para se interessar e, depois, levá-la com ela”, diz.

Os projetos individuais de Rosa Antuña extrapolam a dança. A trilogia Feminino – que reuniu os espetáculos Mulher selvagem, O vestido e A mulher que cuspiu a maçã – vai virar um longa-metragem, com lançamento em breve. “Minha produtora está no estúdio editando o filme. Tudo é bem autoral mesmo. Afinal, a gente não conta com muito investimento. Falta estímulo à arte aqui no Brasil, mas a gente se esforça porque esse é o nosso sonho”, desabafa.

E o sonho de Rosa vem dos tempos de criança. “Eu cantava, dançava, fazia desenhos. Estudei música, teatro e performance. A diferença é que pensava em ser bailarina clássica, mas fui percebendo outras áreas da dança e me tornei o que sou hoje. É até engraçado. Na reunião dos amigos de escola, todo mundo virou algo diferente do que queria na infância, mas posso dizer: sou o sempre sonhei”, conclui.

DANÇA DE BRINQUEDO
Coreografia: Rosa Antuña. Com Cia. Mário Nascimento. Sábado (10) e domingo (11), às 16h. Teatro Marília. Avenida Professor Alfredo Balena, 586, Centro. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Informações: (31) 3277-4697.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)