A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi vandalizada na madrugada desta terça-feira (24/10). A ação resultou em janelas e vasos quebrados logo na entrada no edifício projetado por Oscar Niemeyer.
 
Como o vídeo descreve, a ação resultou em livros jogados e cacos de vidro no hall da edificação na Praça da Liberdade. Na tarde de hoje, foram colocados cartazes no local dos vidros quebrados - os objetos quebrados também foram retirados do local.
 
A assessoria  de imprensa da Secretaria de Estado de Cultural de Minas Gerais (Secult) afirmou que o vandalismo foi resultante de uma briga de moradores em situação de rua.
 

Veja a nota completa:

 
"A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais informa que tomou todas as providências necessárias em relação ao ato de vandalismo ocorrido na Biblioteca Pública de Minas Gerais, na madrugada desta terça-feira (24/10). Os danos foram apenas materiais, atingindo parte dos vidros frontais do prédio principal. As vidraças serão substituídas pela direção da Biblioteca nos próximos dias, mas a ação não afeta o funcionamento da Biblioteca. 

Durante o ocorrido, o sistema de segurança teve o alarme sonoro disparado e o sistema de vídeo foi acionado. Diante disso, a Polícia Militar e a Guarda Municipal chegaram ao local em poucos minutos, logo após o ato. O autor do crime foi detido e conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil II (Deplan II). A equipe de segurança da Biblioteca Pública Estadual registrou Boletim de Ocorrência." 
 
Biblioteca Pública Estadual de MG teve vidros quebrados por ação de vândalos

Biblioteca Pública Estadual de MG teve vidros quebrados por ação de vândalos

Alexandre Guzanshe/EM/D.APress