Ailton Graça sorri em cena do longa 'Mussum - O filmis'

Ailton Graça em 'Mussum - O filmis', de Sílvio Guindane, uma das atrações da mostra principal de Gramado

Desiree do Valle/divulgação


O Festival de Gramado anunciou os filmes selecionados para sua 51ª edição. O evento será aberto em 12 agosto, com a exibição de “Retratos de fantasmas”, filme de Kleber Mendonça Filho, fora da competição. O festival se estende até 19 de agosto.
 
A atriz Alice Braga será homenageada com o Kikito de Cristal, que destaca nomes do cinema latino-americano. Laura Cardoso e Léa Garcia receberão o Troféu Oscarito, entregue a importantes artistas e realizadores brasileiros.
 
 
 
Mais de 1 mil títulos foram inscritos para participar desta edição. Foram selecionados seis longas de ficção e seis documentários brasileiros, além de cinco longas e 23 curtas gaúchos.
 

“Angela”, de Hugo Prata; “O barulho da noite”, de Eva Pereira; “Uma família feliz”, de José Eduardo Belmonte; “Mais pesado é o céu”, de Petrus Cariry; “Mussum, o filmis”, de Silvio Guindane; e “Tia Virgínia”, de Fabio Meira, são os seis selecionados para a mostra competitiva de longas brasileiros que disputam o Kikito.
 
Já os documentários que concorrem no festival são: “Anhagabaú”, de Lufe Bollini; “Roberto Farias – Memórias de um cineasta”, de Marise Farias; “Luis Fernando Verissimo – O filme”, de Luzimar Stricher; “Da porta pra fora”, de Thiago Foresti; e “Memórias da chuva”, de Wolney Oliveira.