O ator Gabriel Leone, de 29 anos, foi o nome escolhido pela Netflix para o papel do piloto Ayrton Senna (1960-1994) na próxima minissérie da plataforma. A trama, ainda sem data definida para estrear, vai abordar as histórias de dentro e de fora das pistas do tricampeão da Fórmula 1 que se transformou em herói nacional.
 
“É uma honra poder interpretar um dos maiores ídolos nacionais não só do esporte, mas um ícone que inspirou o nosso povo e os amantes de velocidade no mundo todo”, afirmou Leone.
 
“Contar essa história para milhões de pessoas de vários países é uma grande responsabilidade e será, sem dúvida, um dos maiores desafios da minha carreira até então”, completou.

Apoio da família

A minissérie será produzida pela Gullane e terá participação ativa da família do piloto. A direção é de Vicente Amorim e Julia Rezende.
 
“Ficamos emocionados com o teste dele, em como ele trouxe vida para o Ayrton. É um ator brasileiro que desponta como estrela internacional”, afirma o produtor Fabiano Gullane.
 
“Ele tem muito potencial para transmitir com fidelidade a personalidade única do Ayrton, principalmente daquele que a gente como família conheceu, fora das pistas”, emenda a irmã do piloto, Viviane Senna.
 
O ponto de partida para os seis episódios será o começo da carreira automobilística de Senna, momento em que o piloto se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.
 
De acordo com o site oficial de Ayrton Senna, o projeto dará aos fãs a chance de conhecer melhor “Beco” ou “Becão”, apelidos carinhosos do piloto entre amigos e familiares.
 
“Senna personificou de forma profunda a vontade dos brasileiros de vencer – e fez acelerar os corações de jovens, adultos e crianças ao redor do mundo”, afirma material postado no site há alguns meses.
 
Locações internacionais se somarão a sets de filmagem intimistas, a exemplo da casa em que Senna cresceu, na Grande São Paulo, e à qual os familiares concederam acesso inédito para a produção da minissérie.
 
“A família Senna está empenhada em fazer deste projeto algo totalmente único e inédito. E ninguém melhor do que a Netflix, que tem alcance global, para ser nossa parceira neste projeto”, comemorou Viviane Senna quando a série foi anunciada.

Documentário sobre o campeão

A Netflix já exibe o documentário “Senna: o brasileiro, o herói, o campeão”, lançado em 2010. Dirigido pelo britânico Asif Kapadia, o filme resgata bastidores da vida do piloto e traz imagens históricas da carreira dele na Fórmula 1.
 
O filme de Kapadia recebeu o prêmio Bafta, concedido pela Academia Britânica de Cinema, e o prêmio de Melhor documentário no respeitado Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos.
 
 
Gabriel leone a esquerda e Ayrton Senna a direita

Gabriel Leone viverá Ayrton Senna, o maior piloto da história da F1 brasileira, que morreu em acidente durante corrida na Itália em 1994

Raquel Cunhao/Globo, Kazuhiro Nogi/AFP