Menina olha pela porta entreaberta no filme O fundo dos nossos corações

Joana quer saber como nasceu de suas duas mães no filme "O fundo dos nossos corações", atração de domingo, no Cine Santa Tereza

Cinema de Brinquedo/divulgação


Nestas férias de verão, Belo Horizonte conta com agenda cultural para todos os gostos e idades. Equipes educativas do Instituto Inhotim, do Memorial Minas Vale, Espaço do Conhecimento UFMG e  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entre outras instituições, se empenharam em criar programações que oferecem entretenimento diferenciado a adultos e crianças. 

Na área musical, o Sesc Palladium receberá talentos do instrumental. A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança volta ao formato presencial após o impacto da pandemia, com mais de 100 atrações até fevereiro e ingressos em conta. 

Festival de cinema infantil, com entrada franca, está em cartaz no Cine Santa Tereza, enquanto a obra do catalão Juan Miró ganha mostra interativa no Pátio Savassi.

Cinema de brinquedo para a criançada

Até domingo (15/1), o 3º Festival de Cinema Infantil – Cinema de Brinquedo, com entrada franca, leva ao Cine Santa Tereza curtas-metragens de vários países, que buscam refletir ludicamente sobre temas complexos como a morte, a liberdade, a importância de respeitar as diferenças e a preservação da natureza.

Nesta sexta (13/1), a animação alemã “A fábula do dilúvio”, de Michael Zamjatnins, conta a história da menina que foge do aguaceiro abrigando-se no telhado de uma cabana com uma cabra, um rato e um lobo.

No domingo, “O fundo dos nossos corações”, de Letícia Leão, conta a história de Joana, garotinha de 7 anos que tem duas mães. Curiosa, ela quebra a cabeça para entender como nasceu de “duas barrigas”. Já o filme “Ibeji ibeji”, de Victor Rodrigues, mostra Omar e Taú, que descobrem a existência da morte diante da iminente despedida da avó, que mora com eles.

>> CINE SANTA TEREZA
•Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza. Até domingo  (15/1), às 16h30. Entrada franca. Retirada de ingressos na bilheteria, a partir das 16h, e no site Diskingressos.com.br

Viagem ao mundo da arte e da natureza

Maior espaço de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, programou oficinas envolvendo jogos, brincadeiras e recreações. A interação com a natureza ganha destaque, pois Inhotim fica dentro de bela área verde de 140 hectares.
 
Pintura de Carroll Dunham mostra árvore em belo tom de verde e um portão marrom

Pinturas de Carroll Dunham inspiram atividades ligadas à natureza em Inhotim

David Regen/divulgação
 
 
Há visita panorâmica e visita temática, em que as crianças exploram o universo das cores. Na galeria dedicada a Carroll Dunham, famílias são convidadas a uma experiência imersiva na obra deste pintor americano, de 73 anos, com atividades conectadas à natureza. Inclusive, elas poderão criar seu próprio jardim.

O acervo botânico do instituto inspira oficina de frotagem, técnica que permite, por meio de desenhos ou pinturas, captar desenhos e texturas de uma folha, por exemplo.
 
As vagas para as oficinas variam conforme a atividade. Inscrições devem ser feitas ao chegar a Inhotim. Todas são gratuitas, mas o ingresso custa R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). O espaço funciona de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e sábados e domingos, das 9h30 às 17h30.

>> INHOTIM
• Rua B, 20 – Fazenda Inhotim, Brumadinho, a 60 quilômetros de BH.
Visita panorâmica (das 10h30 às 12h; saída da recepção, com 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h). Visita temática O mundo das cores (dias 14, 15, 20, 21, 22, 25, 28 e 29/1, das 14h às 15h30; saída da recepção, com 25 vagas). Oficina Frotando a natureza (27 e 28/1, das 10h às 12h e das 14h às 16h, no Jardim Veredas). Crie seu jardim (27 e 28/1, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Galeria Carroll Dunham)

O sonho colorido de Marc Chagall

Quadro 'Primavera', de Marc Chagall

Quadro "Primavera", de Marc Chagall, pode ser visto de perto no CCBB

Rômulo Fialdini/divulgação
Fique atento, pois a exposição “Marc Chagall: Sonho de amor”, sobre a trajetória de um dos artistas plásticos mais importantes do mundo, será encerrada na próxima segunda-feira (16/1), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Atividades dialogam com a obra do pintor.

Sob o olhar circense, Chagall ganha homenagem no domingo (15/1), às 14h, no pátio do CCBB. O palhaço Sufoco faz performance, lembrando que os picadeiros também inspiraram o pintor, nascido na atual Bielorrúsia, que se radicou na França, onde morreu aos 97 anos, em 1985.

Às 16h de domingo, as cores do congado desfilarão pelo espaço em cortejo da Irmandade Os Carolinos.

Outra atividade no CCBB que tem encantado crianças e adultos é a mostra “A forma não cumpre a função”, em que o escultor Francisco Nuk subverte a lógica do mobiliário. Cadeiras, cristaleiras, mesas, gavetas, prateleiras e estantes mais parecem cenário do mundo às avessas de “Alice no país das maravilhas”. A exposição fica em cartaz até esta sexta-feira (13/1).

>> CCBB-BH
• Praça da Liberdade, 450, Funcionários. Exposição “Marc Chagall: Sonho de amor”, até segunda-feira (16/1). Exposição “A forma não cumpre a função”, de Francisco Nuk, até esta sexta-feira (13/1). Aberto de quarta a segunda, das 10h às 22h.Ingressos gratuitos, retirados na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura

De olho no céu, nas estrelas e aviões

O Circuito Cultural Praça da Liberdade oferece variada programação. O Espaço do Conhecimento UFMG, por exemplo, promove as tradicionais “Férias no museu” até 29 de janeiro, com programação majoritariamente gratuita, com exceção das sessões do planetário.

No hall do quinto andar, a oficina Como o avião voa? será oferecida na próxima quarta (18/1), ensinando à garotada como funcionam as aeronaves. Ao final, todo mundo brinca com aviõezinhos de papel.

Para quem planeja “voos” maiores, Um dia de astronauta, na próxima terça-feira (17/1), explora o sonho de viajar entre as estrelas, explicando como se dá o treinamento e a carreira dos cosmonautas, mostrando também as dificuldades enfrentadas por eles para realizar tarefas cotidianas no espaço sideral.

Duas oficinas – Desvendando as constelações greco-romanas (em 20/1) e Coleções de estrelas (27/1) – abordam mitos e lendas que deram origem aos mapas da astronomia e astrologia. Os participantes aprenderão a fazer o próprio mapa.

Admiradores da Lua poderão pecorrer séculos de histórias envolvendo o satélite, aprendendo como as diversas civilizações que passaram pela Terra lidaram com ele.

Crianças com transtorno do espectro autista ganharam a oficina TaTEando o museu, que aposta na mediação interativa para assimilação do espaço. Elas vão se relacionar com o que está exposto por lá, como a réplica de uma pata de rincossauro.

>> ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG
• Praça da Liberdade, 700, Funcionários.
Como o avião voa? (18/1, às 15h. 20 vagas, no hall do 5º andar). Um dia de astronauta (17/1, às 15h, com 15 vagas, no hall do 5º andar). TaTEAndo o museu (19 e 21/1, às 15h, com 15 vagas para crianças com transtorno do espectro autista de 4 a 12 anos). Desvendando as constelações greco-romanas (20/1, às 15h, com 15 vagas). Contos da Lua (25/1, às 15h, com 15 vagas). Coleção de Estrelas (27/1, às 15h, com 15 vagas)

Oficinas de desenho, fantoche e bordados

O Memorial Minas Gerais Vale investe em atividades que exploram, sobretudo, as mãos.

A artista plástica Isaura Pena ministra aulas de desenho relacionadas ao corpo, a objetos e à natureza. Isabella Brandão ensina a bordar.
 
Crianças no Memorial Minas Gerais Vale

Crianças se divertem na oficina de bonecos de fantoche, no Memorial Minas Gerais Vale

André Fossati/divulgação
 
 
O Grupo Girino, por sua vez, se volta para a confecção de bonecos de fantoches. Exige-se inscrição prévia e há tolerância de 15 minutos de atraso para as oficinas.

>> MEMORIAL MINAS VALE
• Praça da Liberdade, 640, Funcionários.
Oficinas com Isaura Pena (de 17 a 20/1; informações: (31) 3343-7317). Oficina de Bordados (14 e 21/1, das 10h30 às 12h; inscrições: (31) 3343-7317). Oficina de bonecos de fantoches (22/1; informações: (31) 3343-7317)

Música instrumental no Sesc Palladium

O Festival Minas em Harmonia oferece apresentações de 15 artistas ao longo de dois dias de programação dedicada à música instrumental, no Sesc Palladium, ocupando Grande Teatro, café e foyer. O repertório vai de jazz, blues e choro a temas eruditos.

integrantes do Duo Mitre olham para a câmera com a mão no rosto

Duo Mitre toca amanhã, no Sesc Palladium

Rafaela Pessoa/divulgação
 
Neste o sábado (14/1), vão se apresentar Camila Rocha, Duo Mitre, Paulo Braga Trio e Vera Figueiredo. No domingo, sobem ao palco Áureo Lopes, Lívia Mattos Quinteto, o violinista Ricardo Herz, Nelson Ayres e Túlio Mourão.

Maria Bragança, Marcela Nunes, Thamiris Cunha, Letícia Leal e Tom Almeida também são atrações do festival.

>> FESTIVAL MINAS EM HARMONIA
• Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro. Sábado (14/1), das 13h30 às 22h; domingo (15/1), das 12h30 às 21h. Entrada franca, com retirada de ingressos na plataforma Sympla

Jardim interativo de Miró e Alberti

Prorrogada até 12 de fevereiro, a exposição “O jardim das maravilhas de Miró”, no Pátio Savassi, aposta na interatividade para conduzir o espectador em percurso por trabalhos do pintor catalão Juan Miró. Isso se dá nos ambientes Observatório das Obras, Horto das Formas, Fonte das Cores, Sintonia com o Cosmos, Infinito Criativo e Farol do Mundo. Cada um deles oferece diferentes experiências sensoriais ao público.
 
Cenário de exposição dedicada a Miró tem objetos coloridos com vários formatos

Exposição dedicada a Miró tem horário especial para pessoas com transtorno do espectro autista

Reprodução
 
 
A exposição também se inspira em “Maravilhas com variações acrósticas no jardim de Miró”, homenagem do poeta espanhol Rafael Alberti ao artista plástico catalão. Nas segundas-feiras, o horário das 10h é destinado a pessoas com transtorno do espectro autista e seus acompanhantes.

>> “O JARDIM DAS MARAVILHAS DE MIRÓ”
• Até 12 de fevereiro. Piso L3 do Pátio Savassi. Avenida do Contorno, 6.061, São Pedro. De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h. R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), à venda na bilheteria (piso L2) e na plataforma Sympla

Teatro com ingressos a preços populares

A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança apresenta 112 espetáculos até 12 de fevereiro, com ingressos de R$ 15 a R$ 20, preços válidos nos postos do Sinparc e no site do evento.
 
Uma das estreias desta edição é “Ópera massacre”, de Gustavo Des, sobre família que entra em colapso durante a preparação do velório da matriarca, cantora lírica que resiste à morte. O elenco reúne Axwell Godoi, Clarice Carvalho, Gabriel Oliveira, Laura Damada, Lucas Michielini, Thiago Latalisa e Tom Garcia. Sessões neste sábado (14/1), às 20h, e no domingo (15/1), às 19h, no Teatro Santo Agostinho (Rua Aimorés, 2.679, Lourdes).
 
Ator segura vassoura e é observado por outros atores durante a peça Ópera Massacre

Peça "Ópera massacre" estreia na Campanha de Popularização do Teatro, no fim de semana

Bernardo Adelário/divulgação

 
Outra atração é “Peccatum”. Com passos de dança de salão, performances teatrais e acrobacia, o espetáculo discute a hipocrisia social ancorada em dogmas religiosos. Sessões nesta sexta (13/1) e sábado (14/1), às 20h, e domingo (15/1), às 19h, no Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal, Avenida Afonso Pena, 1.321, Centro).

>> Confira a programação completa da campanha no site www.vaaoteatromg.com.br.
 
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria