(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Mulheres do Jequitinhonha levam a arte do bordado para o BDMG Cultural

Exposição 'Bordados da terra e do céu', que será aberta nesta quinta-feira (15/12), reúne trabalhos dos grupos Bordadeiras do Curtume e Mulheres da Ponte


15/12/2022 04:00 - atualizado 14/12/2022 23:28

Bordadeiras mineiras exibem trabalhos, posando sobre a ponte da localidade de Ponte do Acabamundo
Grupo Mulheres da Ponte criou a coleção "Sobre terra, plantas e pássaros" (foto: Miguel Aun/divulgação)

O encontro da aridez da caatinga com as águas do cerrado é transposto para as peças de “Bordados da terra e do céu”, exposição que será aberta nesta quinta-feira (15/12) à noite, no BDMG Cultural. Carregados de simbolismo e ancestralidade, os trabalhos foram criados por dois grupos do Vale do Jequitinhonha: Bordadeiras do Curtume e Mulheres da Ponte.

Registros da Minas Gerais profunda, os bordados refletem a realidade de agricultoras, benzedeiras, parteiras, batuqueiras, jogadoras de verso, tecelãs, fiandeiras, mães e devotas.

Coordenadora da mostra e da ONG Tingui, Viviane Fortes conta que a exposição nasceu do projeto Mulheres do Jequitinhonha, que atende a Jenipapo de Minas, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte e Diamantina, entre outras cidades da região.
 
Integrantes do grupo Bordadeiras do Curtume bordam sentadas sobre raízes de árvores
Bordadeiras do Curtume retratam a própria vida na coleção "O que sou, o que sei" (foto: Miguel Aun/divulgação)
 

“O programa de trabalho com as mulheres busca fortalecer a potência, força e a beleza delas”, diz Viviane. O bordado é apenas uma das facetas das atividades desenvolvidas pelo projeto.

“A gente olha para o todo. É uma visão holística sobre o contexto dessas mulheres, a vida delas na chama e na força da ancestralidade que todas carregam”, afirma.

Autoconhecimento e renda

Outro foco é a perspectiva terapêutica do autoconhecimento, estimulando o cantar, o brincar e os saberes dessas mineiras. São valorizadas práticas ecológicas adotadas por elas, como o uso de sementes crioulas em substituição às transgênicas.

O bordado significa geração de renda por meio da cultura, destaca Vivane Fortes. “Todas sempre bordaram, assim como as ancestrais delas.”

Na coleção “O que sou, o que sei”, o grupo Bordadeiras do Curtume, de Jenipapo de Minas, utiliza desenhos feitos com o apoio de Diogo Guimarães.

“São cenas da vida delas. Parteiras fazendo parto, benzedeiras benzendo, mulheres plantando, colhendo, cozinhando, lavando roupa, cuidando de filhos. A gente pediu que gravassem áudios contando o que gostariam de saber e de ser. A partir deles, Diogo fez os desenhos em parceria com Ana Vaz, designer que trabalha com a gente”, diz a coordenadora da mostra.

O grupo Mulheres da Ponte é formado por mulheres de Ponte do Acabamundo, área rural perto de Diamantina, região de rios do cerrado, diferentemente do semiárido, onde vivem as integrantes do Bordadeiras do Curtume.

Na coleção “Sobre terra, plantas e pássaros”, os desenhos dos bordados do Mulheres da Ponte foram criados por Maria, filha da matriarca dona Tereza, que é benzedeira e agricultora.

“Ao mesmo tempo em que traz forte ancestralidade, Maria tem a leveza dos passarinhos. É encantada por eles. Os desenhos passam pelas árvores, pelas plantas e pelos passarinhos”, diz Viviane, que divide a curadoria da mostra com Mariana Berutto e Alexandre Rousset, também responsável pela cenografia. A mostra conta com recursos de audiodescrição.

“BORDADOS DA TERRA E DO CÉU”

Peças dos grupos Bordadeiras do Curtume e Mulheres da Ponte. Abertura nesta quinta-feira (15/12) às 19h, com a presença das artesãs, que “jogarão versos” com o público. Galeria de Arte BDMG Cultural, Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes. Aberta diariamente, das 10h às 18h (horário estendido até 22h às quintas-feiras). Até 5 de março. Entrada franca.
 
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria 














receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)