(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Edição 2022 do Forumdoc.bh destaca produções indígenas do Norte e do Sul

Festival começa nesta quinta (10/11) e exibe 65 filmes. Sessões presenciais terão debate com realizadores; 20 títulos nacionais estarão disponíveis on-line


08/11/2022 04:00 - atualizado 07/11/2022 23:15

Manifestação de pessoas em motocicleta em cena de mato seco em chamas
"Mato seco em chamas", de Adirley Queirós e Joana Pimenta, é o filme de abertura do festival, em sessão comentada pelos diretores e a montadora Cristina Amaral (foto: Forumdoc/Divulgação)

Cada vez mais orientada por múltiplos olhares, a produção documental no Brasil e no mundo deu um salto ao longo das últimas duas décadas e meia. Nesse período, o Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema, buscou acompanhar e ressaltar essa evolução.  Na próxima quinta-feira (10/11), o festival abre sua 26ª edição, com programação que segue até o dia 20/11.

Passado o momento crítico da pandemia, o Forumdoc.bh retorna ao formato presencial, com sessões no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza. Uma seleção de 20 filmes da Mostra Contemporânea Brasileira – a que reúne o maior número de títulos do evento, 35 ao todo – estará disponível também no formato on-line.

A programação completa conta com a exibição de 65 filmes. Além da Mostra Contemporânea Brasileira, as obras estão divididas entre a Mostra Imagens Indígenas do Sul e do Norte: Cinemas Yanomami-Inuit e as Sessões Especiais.

A primeira é composta por 18 títulos que propõem uma confluência entre os cinemas realizados pelos povos Yanomami, da Amazônia; e os Inuit, originários do Ártico. A segunda apresenta 12 títulos selecionados por associarem a pesquisa em linguagem documental às questões da atualidade, abordando temáticas como as retomadas indígenas no audiovisual e filmes de caráter etnográfico e político.

Além dessas três mostras, o Forumdoc.br 2022 contempla, em sua programação, uma homenagem ao documentarista e crítico de cinema francês Jean-Louis Comolli – figura intrinsecamente ligada à história do festival, e a Jean-Luc Godard, diretor que revolucionou a linguagem do cinema e a relação entre documentário e ficção. Ambos morreram neste ano.

A abertura do Forumdoc.bh 2022, no Cine Humberto Mauro, será com a exibição comentada do filme “Mato seco em chamas”, coprodução entre Brasil e Portugal, dirigida por Adirley Queirós e Joana Pimenta, com a presença dos diretores e da montadora Cristina Amaral.

Outras ações

A programação abarca, ainda, a realização do seminário “Imagens indígenas do Sul e do Norte: cinemas Yanomami-Inuit”;  masterclass com os diretores Sylvain George, Adirley Queirós e Joana Pimenta, sobre os processos de realização de seus trabalhos mais recentes; e o lançamento dos livros “Sob os tempos do equinócio”, de Eduardo Góes Neves, e “O sorriso de Nanook – Ensaios de antropologia e cinema”, de Marcelo Antônio Gonçalves.

Organizadora e curadora do Forumdoc.bh, Júnia Torres destaca que a seleção dos títulos que compõem a programação deste ano, bem como a escolha de “Mato seco em chamas” para a sessão de abertura, se relacionam precisamente com a revolução da linguagem cinematográfica documental a partir do final dos anos 1990.

“A gente percebe uma espécie de apropriação, uma virada na autoria, com um deslocamento do protagonismo na realização cinematográfica no Brasil e no mundo. Trata-se de acompanhar esses sujeitos que estão produzindo fora dos grandes centros e que vêm se expressar por meio do cinema”, aponta.

Um dos curadores da Mostra Contemporânea Brasileira, Paulo Maia reforça que a diversificação do cinema documental produzido no país ao longo dos últimos 25 anos sempre embasou o Forumdoc.bh e se mostra especialmente potente nesta edição.

“É algo que tem a ver com uma retomada dos movimentos sociais, sobretudo o indígena, o negro e o LGBTQIA+, que evidenciam que a sociedade brasileira é diversa. Durante muito tempo, a gente conviveu com o mito da democracia racial, que dissolvia essa diversidade – um cenário agravado pelo fato de as políticas públicas serem voltadas só para as elites”, afirma.
 

"Você construir sua própria imagem é muito mais forte e significativo do que um grupo privilegiado achar que pode registrar e documentar toda a diversidade de um país como o Brasil. A multiplicação de olhares, de expressões e de formas fílmicas é que resulta nesse atual cenário que o Forumdoc.br pretende mostrar"

Júnia Torres, organizadora do Forumdoc.bh

 

Olhares indígenas

O curador observa que o cinema indígena, incipiente há 20 anos, hoje está consolidado, com produções incluídas na programação de diversos festivais. Da mesma forma, houveumento expressivo de mostras dedicadas exclusivamente a obras de diretores negros e também daquelas com foco na diversidade sexual.
 
Maia, que é professor na UFMG, destaca que são pontos de vista que estiveram tradicionalmente alijados ao longo do século passado.

“Assim como o Forumdoc.br, a própria universidade espelha um pouco essa diversidade, o que decorre, por exemplo, da adoção do sistema de cotas. Quando entrei na UFMG, era um ambiente estritamente branco, de classe média. Estamos falando de um festival de filme documentário e etnográfico, então, desde o início, a ideia da diversidade sempre foi central”, ressalta.

O cinema de Adirley Queirós é, segundo Júnia Torres, exemplar dessa nova configuração da produção de documentários no Brasil. Ela diz que o Forumdoc.bh acompanha há muito tempo o trabalho do diretor, cujas obras têm a Ceilândia, 9ª região administrativa do Distrito Federal, como palco principal.

“Mato seco em chamas” representa um outro salto na relação do documentário com a ficção, segundo a organizadora do Festival. “Ele extrapola e rompe todas essas fronteiras”, diz, destacando o fato de que o filme foi premiado nos principais festivais de cinema documentário do mundo, como o Cinéma du Réel, na França. Também integrou a programação de festivais como o de Berlim, na Alemanha, e o DocLisboa, em Portugal.

“Essas são algumas das razões que nos fizeram eleger ‘Mato seco em chamas’ como filme de abertura do Festival. Consideramos uma obra revolucionária, pela abordagem política direta, pela linguagem e por tudo o que ela traz de proposições”, diz.
 
 

A curadora credita a um conjunto de fatores a possibilidade de diversificação do cinema documental brasileiro, mas destaca especialmente as conquistas de grupos historicamente menos assistidos, graças a uma conjuntura política que vem desde a redemocratização do país, após o regime militar. “Esses sujeitos foram criando seus espaços na sociedade e, naturalmente, na esfera artística também.

Júnia chama a atenção, ainda, para a questão tecnológica e material. “Realizadores representantes dos mais diversos grupos passaram a ter acesso aos meios de produção cinematográfica, de apropriação de equipamentos, o que tem como resultado uma multiplicidade de formas de fazer. Cinema sempre foi um negócio muito caro, muito exclusivista”, observa.
 
esquimós em cena do filme Nanook of the north
''Nanook of the North'', de Robert Flaherty, registra a vida do povo inuit, esquimós do Canadá (foto: Pathé Exchange/reprodução)
 

Novas perspectivas

A abertura das universidades, que passaram a absorver um público mais diversificado a partir dos primeiros anos do governo Lula, no início dos anos 2000, também contribuiu para que uma série de filmes, com novas perspectivas, pudessem ser realizados por estudantes de cinema e também de outras áreas, como a antropologia, conforme aponta a organizadora do Festival.

“A gente tem com isso um espectro maior de autorrepresentação. Você construir sua própria imagem é muito mais forte e significativo do que um grupo privilegiado achar que pode registrar e documentar toda a diversidade de um país como o Brasil. A multiplicação de olhares, de expressões e de formas fílmicas é que resulta nesse atual cenário que o Forumdoc.br pretende mostrar”, destaca.

Ela considera que, atualmente, há uma revolução estética que não pode mais ser negada. “Hoje ninguém mais pode se propor a fazer documentário sem conhecer o cinema indígena ou o cinema negro que está sendo produzido no Brasil. É uma revolução estética capitaneada pela heterogeneidade de pontos de vista. São novas perspectivas.”

A Mostra Imagens Indígenas do Sul e do Norte: Cinemas Yanomami-Inuit é expressiva do que Júnia diz. Ela observa que os povos do Grande Norte (que não se limita ao Canadá) – personificados nos Inuit – e os povos do Sul – personificados nos Yanomami – têm proposto outros modelos de criar e contar suas histórias, levando em conta a sua relação com os territórios, o fazer coletivo, as tradições e o mundo ocidental.

A programação inclui o centenário filme “Nanook of the North”, de Robert Flaherty, que documenta, justamente, o modo de vida dos Inuit. A obra, além de ser a primeira realizada no Ártico, é considerada o clássico inaugural do cinema etnográfico.
 
“Agora, quando esse filme está fazendo 100 anos, a gente vê os Inuit, retratados lá atrás, fazendo seu próprio cinema”, diz, chamando a atenção para o fato de que são superproduções, porque contam com financiamento estatal.

Ela diz que a relação que a Mostra Imagens Indígenas do Sul e do Norte: Cinemas Yanomami-Inuit propõe está profundamente ligada a um contexto contemporâneo. “Trabalhamos, com essa mostra, as possibilidades de diálogo entre povos que são a floresta, que são o gelo, porque os modos de vida são totalmente relacionados ao ambiente, e que estão passando por essa catástrofe da crise climática. A forma como isso atinge e afeta a vida dessas pessoas é documentada por elas mesmas”, sublinha.

Realizadores em BH

Paulo Maia aponta, como grande trunfo desta edição do Fordumdoc.bh, o fato de que a maioria dos realizadores das obras que serão exibidas vai estar presente. “Em praticamente todas as sessões a gente procura separar um tempo ao final da projeção para trocar ideias com os respectivos diretores. A grande expectativa está em torno dessa retomada da presença.”

Ele destaca, também, que o catálogo do 26º Forumdoc.bh, repleto de ensaios, será disponibilizado gratuitamente impresso e em formato digital, no site do festival. “Os catálogos do Forumdoc.br são publicações que viraram referência para o campo da antropologia. São fontes de consulta preciosa. Existem teses, dissertações e monografias escritas a partir dessa mostra”, afirma.

26º FORUMDOC.BH 

Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema, a partir desta quinta-feira (10/11) até o dia 20/11, no Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro), Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza) e no site https://www.forumdoc.org.br/, onde toda a programação pode ser consultada


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)