(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Mostra reúne obras de artistas imigrantes que buscaram a liberdade em Paris

Museu da História da Imigração, na capital francesa, destaca 24 criadores que se mudaram para a cidade depois do fim da Segunda Guerra Mundial


03/10/2022 04:00 - atualizado 02/10/2022 15:49

Pintor espanhol Eduardo Arroyo em meio a quadros em seu ateliê, em Madri
O espanhol Eduardo Arroyo, que morreu em 2018, mudou-se para Paris em busca de novas experiências estéticas (foto: Gerard Julien/AFP/7/03/17 )

Depois da Segunda Guerra Mundial, Paris manteve seu papel de refúgio para artistas estrangeiros. Exposição recém-inaugurada na capital francesa evidencia as dificuldades daquele período.

“Conhecemos muito bem os artistas que já estavam em Paris antes da guerra, até a década de 1940”, explica Jean-Paul Ameline, curador da mostra “Paris et nulle part ailleurs”.

Pablo Picasso, Wassily Kandinsky e Marc Chagall são alguns dos nomes de destaque em meio ao vendaval de ondas artísticas que chegavam, ou começavam, na capital francesa.

Pintor argentino Antonio Seguí em frente a dois de seus quadros
O argentino Antonio Seguí, que morreu este ano, em Buenos Aires, pediu para ser enterrado na capital francesa (foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP/5/6/19 )

Imigração

Depois da guerra, artistas continuaram desembarcando incessantemente em Paris. “Acreditamos que foram cerca de 10 mil”, informa Ameline. A mostra organizada pelo Museu da História da Imigração em Paris ficará em cartaz até 22 de janeiro.

Ameline e equipe escolheram 24 artistas representantes do pós-guerra, que chegaram à capital francesa entre 1945 e 1972.

Entre eles há muitos latino-americanos. É o caso do argentino Antonio Seguí (1934-2022), pintor, escultor e entalhador, assim como de sua compatriota, a escultora Alicia Penalba (1913-1982).

Destacam-se, igualmente, o pintor cubano Wifredo Lam (1902-1982), acolhido com braços abertos por Picasso e seguidores do cubismo. Assim como o chileno Roberto Matta (1911-2002), que passou do surrealismo a pinturas mais comprometidas com a política.

É uma presença gigantesca de criadores, “mas bastante desconhecida”, observa o curador Jean-Paul Ameline.

A França estava em ruínas após a guerra, e o conflito esvaziou as escolas artísticas. Em meio a esse cenário atomizado, os Estados Unidos e o expressionismo abstrato pareciam dominar.

Embora alguns artistas tenham decidido explorar essa tendência artística, eles continuavam desembarcando na França, atraídos pela liberdade que Paris oferecia.

Os mais sortudos conseguiam vender nos Estados Unidos, como Picasso ou Salvador Dalí já faziam, sem abrir mão da vida boêmia parisiense.

Pintor haitiano Telemaque entre dois quadros de sua autoria
O haitiano Télémaque, de 84 anos, deixou os EUA na década de 1960 para enfrentar o racismo em Paris (foto: Jacques Demarton/AFP/23/2/15 )

Racismo

Porém, nem sempre as coisas corriam bem. O haitiano Télémaque, que abraçou na década de 1960 a pop art, tipicamente americana, instalou-se em Paris porque não se sentia confortável em Nova York.

Ao descobrir o racismo em Paris, o preconceito se refletiu em seus quadros. A tela “A bas les nègres”, de 1967, foi pintada depois de Télémaque ler um grafite no metrô.

“Escolhemos esses artistas pela maneira como viveram o fato de serem migrantes”, conta Ameline.

Eduardo Arroyo (1937-2018), filho de um falangista espanhol, decidiu emigrar para Paris não como perseguido político, mas em busca de novas experiências.

A húngara Judit Reigl (1923-2020) chegou a Paris em 1950, após fugir de seu país, que enfrentava a ditadura comunista.

“Eles tiveram permissão para trabalhar e suas vidas foram facilitadas. Foram testemunhas do renascimento cultural da França”, detalha Jean-Paul Ameline, que foi curador-chefe do Centro de Arte Contemporânea Georges Pompidou. “Mas isso não significa que conseguiam vender imediatamente.”

Pintura do cubano Wilfredo Lam em homenagem a refugiados espanhóis
Pintura 'Pour les refugies espagnols' do cubano Wilfredo Lam, influenciado por Picasso, aborda o exílio político (foto: Emmanuel Dunand/AFP12/11/10 )

Apagão

A vida parisiense, com seus encontros e dificuldades, marcou a trajetória dos artistas migrantes, até esse foco cultural ser apagado progressivamente na década de 1970. O relativo apagão artístico de Paris coincide com o fim dos chamados Trinta Gloriosos, referente às três décadas depois de 1945.

Naquele período, a França registrou extraordinária recuperação econômica, da mesma maneira que toda a Europa Ocidental, em grande parte graças à ajuda americana.

Alguns artistas, como Eduardo Arroyo, decidiram voltar para casa. No caso dele, a Espanha voltou a ser uma democracia.

Um ciclo foi encerrado, embora com exceções. O argentino Antonio Seguí, que pintou no quadro “Cuando te vuelvo a ver” (1985) um homem com a cabeça em Buenos Aires e os pés no vazio, morreu aos 88 anos, em fevereiro de 2022, na sua terra natal.

Seguí pediu para ser enterrado em Arcueil, nos arredores de Paris, onde manteve sua oficina durante a juventude.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)