(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Minas no Grammy Latino: álbum da banda Lagum é indicado

Terceiro álbum da banda saúda a vida de Tio Wilson, baterista que faleceu em 2020


22/09/2022 20:57 - atualizado 23/09/2022 12:24

Integrantes da banda Lagum
Grupo tem projeção nacional e duas turnês realizadas na Europa (foto: Weber Pádua)
A banda mineira Lagum recebeu a primeira indicação ao Grammy Latino nessa terça-feira (20/9). Concorrendo na categoria ‘Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa’, o álbum ‘Memórias (De Onde Eu Nunca Fui)’ é o terceiro do grupo. 

Com oito anos de carreira, a banda formada por Pedro Calais, Otávio Cardoso, Jorge, Chico Jardim e Tio Wilson (que faleceu em 2020), chega a mais um momento importante disputando um gramofone dourado neste ano. A cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de novembro, em Las Vegas, e os mineiros concorrem na mesma categoria que Criolo, Baco Exu do Blues, Erasmo Carlos e Juçara Marçal. 

Em entrevista ao Estado de Minas, o grupo de pop/alternativo falou sobre a alegria em receber a nomeação neste momento. O baixista Chico diz que o álbum indicado tem um grande significado para eles, já que é dedicado a Tio Wilson: “Estamos arrepiados. O significado é muito maior que um simples álbum. É uma coisa sentimental muito forte”. 

Apesar de trabalharem em busca desse alcance, a indicação não era esperada. Jorge, guitarrista da banda, conta que foi “um processo difícil” já que além da falta do baterista, o ‘Memórias’ foi planejado e lançado durante a pandemia. “A música por si só buscou os resultados e isso se torna maior que qualquer planejamento e expectativa que a gente possa ter. A música deixa de ser nossa e começa a pertencer ao mundo”, disse.

Novos planos e carreira internacional

Atualmente, o grupo é um dos principais em ascensão no país. Com projeção nacional e duas turnês realizadas na Europa, os músicos revelam a intenção de traçar caminhos voltados também para o mercado internacional. Um dos projetos recentes foi o lançamento da parceria com a artista portuguesa Bárbara Tinoco, em uma versão alternativa de ‘Eu te amo', faixa do novo álbum. 

Quanto às novidades para 2023, o vocalista Pedro Calais adianta que eles têm planos em andamento: “A gente ainda não pode compartilhar nada, mas vai ser legal”.

Morte de Tio Wilson

O baterista Breno Braga, mais conhecido como Tio Wilson, morreu após um show da banda em Nova Lima, em setembro de 2020. A morte aconteceu no intervalo de um dos dois shows que a banda faria, no entanto, a segunda apresentação não aconteceu. A conclusão do laudo revelou causa natural, uma miocardiopatia dilatada que provocou parada cardiorrespiratória.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)