(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONFIRA

Dia do cinema brasileiro: 8 filmes para assistir

O Estado de Minas listou produções de diversos gêneros e gostos para maratonar


19/06/2022 20:57 - atualizado 19/06/2022 21:02

dois homens conversando
A dupla intrigante vivência histórias engraçadas ao enganar o vilarejo. (foto: Reprodução)
Neste domingo (19/6) é comemorado o dia do cinema brasileiro, pois há 124 anos foram registradas as primeiras imagens em movimento no país.

 

Para celebrar a sétima arte, o Estado de Minas listou oito produções locais para assistir e celebrar a data. Entre os filmes, estão: ‘Democracia em Vertigem’, 'Deus e o diabo na terra do sol’, ‘O auto da compadecida’ e 'O Menino e o Mundo'. 


No dia 19 de junho de 1898, Afonso Segreto, um dos primeiros cinegrafistas brasileiro, foi responsável por captar as primeiras reproduções em movimentação no Brasil.
 
O ítalo-brasileiro navegava em uma embarcação francesa e aproveitou para gravar a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

E para celebrar a data de forma harmônica, selecionamos produções nacionais de diversos gêneros e gostos para maratonar. Confira a lista:
 
Cidade de Deus
 
A produção de 2002 conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues/Luiz Otavio), um morador da comunidade Cidade de Deus, conhecida por ser uma das mais violentas. O jovem acaba se distanciando do crime graças ao seu talento fotográfico, e ele acaba retratando o cotidiano da favela em que vive.

Gênero: Drama/Crime
Duração: 2h 10m
Disponível em: GloboPlay 
 
comunidade cidade de Deus
A produção de 2002 conta a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues/Luiz Otavio), um morador da comunidade Cidade de Deus (foto: Reprodução)
 

Democracia em Vertigem
 
O documentário é uma produção artística, não-ficcional, em que a cineasta Petra Costa presencia o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Com imagens exclusivas, a narrativa se mistura às memórias pessoais da também diretora.

Gênero: Documentário
Duração: 2h 1m
Disponível em: Netflix 
 
 

Deus e o Diabo na Terra do Sol 
 
O clássico, em preto e branco, de 1964, conta a história do vaqueiro Manuel (Geraldo Del Rey) que acaba matando um coronel de sua região, após se revoltar contra os abusos do mesmo. Com isso, ele foge para o sertão já que passa ser perseguido por jagunços. O filme também aborda a influência dos extremistas da Igreja Católica e dos latifundiários na região.

Gênero: Drama/Crime
Duração: 2 horas
Disponível em: GloboPlay 

Mulher invisível
 
A comédia brasileira narra os delírios de Pedro (Selton Mello) que após sofrer uma decepção amorosa, idealiza a mulher perfeita. Assim, ele conhece sua nova vizinha Amanda (Luana Piovani), e se apaixona. Mas a mulher é fruto de sua imaginação.

Gênero: Comédia
Duração: 1h 45m
Disponível em: GloboPlay

O Auto da Compadecida
 
No sertão nordestino, as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele), e Chicó (Selton Mello), são o enredo principal do longa-metragem. A dupla intrigante vivencia histórias engraçadas ao enganar o vilarejo. No final, a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) marca a histórica adaptação da obra literária de Ariano Suassuna.

Gênero: Comédia/Aventura
Duração: 1h 44m
Disponível em: GloboPlay

O Homem que Copiava
 
Para conquistar a vizinha Sílvia (Leandra Leal), André (Lázaro Ramos), que trabalha em uma fotocopiadora, se transforma em um falsificador de dinheiro.

Gênero: Drama/Romance
Duração: 2h 3m
Disponível em: GloboPlay e Star+ 

O Menino e o Mundo
 
A animação retrata o drama de um garoto do campo, que pela falta de oportunidade, vê o pai partindo para a cidade grande. Até que ele decide ir atrás, mas acaba descobrindo um mundo cercado de pobreza, exploração e falta de perspectivas, em que seu pai vive.

Gênero: Infantil/Aventura
Duração: 1h 20m
Disponível em: Disney
 
ilustração de um garoto na cidade grande
Na ilustração o garoto acaba descobrindo um mundo cercado de pobreza e exploração (foto: Reprodução)
 
 
Tropa de Elite
 
Em Tropa de Elite, o dia a dia da polícia no Rio de Janeiro e a trajetória do capitão Nascimento (Wagner Moura), são marcados pelo conflito entre a segurança, o crime e a corrupção. O capitão do BOPE que se destaca ao demonstrar honestidade e honra, passa por inúmeras divergências para impôr seus princípios. 

Gênero: Crime/Ação
Duração: 1h 55m
Disponível em: GloboPlay e Star  
 
homem com arma
Filme marcado pelo conflito entre a segurança, o crime e a corrupção. (foto: Reprodução)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)