(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Cine Humberto Mauro exibe 21 filmes da era de ouro de Hollywood

Mostra destaca a obra de Frank Capra e Leo McCarey, que abordaram redenção e fé do cidadão diante da crise provocada pela Grande Depressão nos EUA


28/05/2022 04:00 - atualizado 28/05/2022 07:55

Os atores Clark Gable e Claudette Colbert, sentados num banco rústico de madeira, com o mato em volta deles, fazem o gesto de carona no filme Aconteceu naquela noite
Clark Gable e Claudette Colbert em "Aconteceu naquela noite", filme de Frank Capra em cartaz neste sábado (28/5) (foto: Columbia Pictures/Divulgação)


Os diretores Frank Capra e Leo McCarey, destaques da era de ouro de Hollywood, são homenageados na mostra que o Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes exibe até 23 de junho. Vinte e um filmes integram a programação, dedicada ao cinema feito nos Estados Unidos nos anos 1930 e 1940.

Vítor Miranda, integrante da gerência do Cine Humberto Mauro, explica que a mostra “Do cinema tudo se leva” destaca o período em que os filmes passaram a ganhar som e cor. De acordo com ele, tanto a obra de Frank Capra (1897-1991) quanto a de Leo McCarey (1898-1969) remetem ao trauma social provocado pela Grande Depressão, e a busca de saídas por parte do cidadão comum diante da profunda crise dos EUA.

Redenção e esperança são sentimentos comuns a personagens de Capra e McCarey. Para Vítor Miranda, o cinema de ambos dialoga com o momento atualmente vivido pelo mundo, às voltas com a pandemia.

Capra tem entre seus personagens o homem comum preocupado em agir conforme o que é correto. Miranda destaca o olhar humanista de McCarey, o diretor que esperava, com seus filmes, deixar o público mais feliz.

Neste sábado (28/5), a programação reúne “Aconteceu naquela noite” (1934), às 16h, “Loucura americana” (1932), às 18h, e “Do mundo nada se leva” (1938), às 20h, todos dirigidos por Frank Capra.

Domingo (29/5), será a vez de Leo McCarey, com “A cruz dos anos” (1937), às 18h, e “Cupido é moleque teimoso” (1937), às 20h.

Vítor Miranda chama a atenção para o longa “Adorável vagabundo”, de Capra, em cartaz em 11 e 19 de junho, e para a sessão on-line comentada por Paulo Martins Filho, às 19h, em 13 de junho.  

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

DO CINEMA TUDO SE LEVA: CAPRA E MCCAREY

Exibição de 21 filmes, debates e sessões comentadas. Até 23 de junho. Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Entrada franca. Confira a programação completa em www.fcs.mg.gov.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)