(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival Villa-Lobos começa para celebrar o Modernismo em Minas

Com programação gratuita, evento no Palácio das Artes terá exibição de shows de músicos mineiros, entre eles Gilvan de Oliveira


05/04/2022 04:00

Músico mineiro Gilvan de Oliveira
Gilvan de Oliveira vai interpretar co clássico "O trenzinho do caipira" (foto: Acervo pessoal)

A partir desta terça-feira (5/4) e com programação até quinta (7/4), o Palácio das Artes exibe o Festival Villa-Lobos, sempre às 19h, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. O evento, parte integrante do programa “O Modernismo em Minas Gerais”, conta com a participação dos músicos mineiros Gilvan de Oliveira, Celso Faria, Fernando Araújo e Patrícia Valadão. Haverá papo com o violonista Celso Faria, que vai tratar do período em que Villa-Lobos morou em Minas Gerais, apontando as influências do artista na música mineira. Além disso, a iniciativa terá a palestra “Modernidade”, ministrada pela filósofa Maria de Lourdes Gouveia, que fecha a programação. A conversa vai apontar aspectos mais importantes do Modernismo brasileiro e focar na arte modernista mineira.

>>>

Na vanguarda da experimentação, Villa-Lobos incorporou o violão em suas composições numa época em que o instrumento era tido como algo menor dentro da música, inclusive associado à marginalidade. Na programação de hoje, a exibição do vídeo “A influência de Villa-Lobos na música mineira”, com obras executadas por Celso Faria e peças de compositores mineiros em homenagem ao mestre. Gilvan de Oliveira também interpreta “As rosas não falam”, de Cartola, e “Lamento”, de Pixinguinha, além do clássico “O trenzinho do caipira”,  de Villa-Lobos. Toda a programação é gratuita. Informações: (31) 3236-7400.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)