(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RELEMBRE

Leia frases marcantes de Lygia Fagundes Telles

Autora dos romances 'Ciranda de pedra' e 'As meninas' morreu em São Paulo aos 98 anos


03/04/2022 12:07

Lygia Fagundes Telles
(foto: Store Norske Leksikon)


Morreu, neste domingo (03/04), em São Paulo, a escritora Lygia Fagundes Telles. Nascida na capital paulista em 1923, Lygia era integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ela recebeu os prêmios Jabuti, APCA e Camões, distinção maior em língua portuguesa pelo conjunto da obra. Reeditados nos últimos dez anos pela Companhia das Letras, os livros de Lygia Fagundes Telles ganharam posfácios e reproduções de entrevistas da autora a diversos veículos de comunicação.

A seguir, algumas frases de Lygia, retiradas das edições de romances como “As meninas” e “Ciranda de Pedra” e de livros de contos como “Antes do baile verde” e “A noite escura e mais eu”. 

Escritora do Terceiro Mundo
“Sou do signo de Áries, domicílio do planeta Marte. A cor do meu signo é o vermelho (a guerra), mas também aposto no verde. A minha bandeira (se tivesse uma) seria metade vermelha, metade verde, o verde da esperança de mistura com a paixão não destituída de cólera, sou uma escritora do Terceiro Mundo.”

Inspiração
“Existe uma palavra que saiu de moda e, no entanto, é insubstituível na terminologia da criação: inspiração.”

Luta com a palavra
“Uns lutam com as leis, outro com os bisturis. Eu luto com a palavra. É bom? É ruim? Não interessa, é a minha vocação.”

Sobre as personagens de ‘As meninas’
“O amor teve uma importância definitiva na estrutura das personagens principais, que são jovens e amam e desamam e nesse desandar emocional fui também me comovendo mas sem perder as rédeas no galope, um galope perigoso porque poderia descambar para o sentimentalismo. Sei que, em estado bruto, as minhas meninas existem, estão por aí”
 
Ofício e condição
“Sou escritora e sou mulher – ofício e condição duplamente difíceis de contornar, principalmente quando me lembro como o país (a mentalidade brasileira) interferiu negativamente no meu processo de crescimento como profissional.”

Imagens
“Algumas das minhas ficções se inspiraram na simples imagem de algo que vi e retive na memória, um objeto, uma casa, uma pessoa...”

A loucura do escritor
“O escritor pode ser louco, mas não enlouquece o leitor. Ao contrário, pode até desviá-lo da loucura. O escritor pode ser corrompido, mas não corrompe. Pode ser solitário e triste e ainda assim vai alimentar o sonho daquele que está na solidão.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)