(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Pandemia inspira arte urbana em obras que unem ciência e fé

Murais nas ruas de São Paulo homenageiam profissionais da saúde, saúdam a vacina e trazem a mensagem antinegacionista


23/02/2022 04:00 - atualizado 23/02/2022 03:05

Mural de Eduardo Kobra mostra mãos unidas em oração envoltas por estetoscópio. Obra cobre um dos muros do Hospital das Clínicas, em São Paulo
Mural "Ciência e fé", de Eduardo Kobra, traz mãos unidas em oração envoltas por estetoscópio e cobre um dos muros do Hospital das Clínicas, em São Paulo (foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

"É muito importante neste momento trazer a mensagem de fé e esperança para que as pessoas possam perceber que não estão sozinhas; a arte tem esse papel"

Eduardo Kobra, artista plástico


A imagem de mãos unidas em oração com um estetoscópio pendurado cobre um muro do Hospital das Clínicas de São Paulo, o último de uma série de murais inspirados na saúde e na ciência surgidos na cidade durante a pandemia.

Desde os dias em que ficou mergulhada em um silêncio atípico por causa da COVID-19, a metrópole de 12 milhões de habitantes ganhou novas cores através da arte de rua que a identifica, mas com temas que até então lhe eram alheios.

A obra geométrica no Hospital das Clínicas, maior centro médico da América Latina, "une ciência e fé, mostrando que não há nenhuma contradição entre elas frente a um movimento muito grande de negacionismo", afirma o muralista Eduardo Kobra.

"É muito importante neste momento trazer a mensagem de fé e esperança para que as pessoas possam perceber que não estão sozinhas; a arte tem esse papel", garante Kobra, de 47 anos. O artista plástico brasileiro é referência do museu a céu aberto de São Paulo.

 No mural 'Flores para heróis', a artista Priscila Barbosa retrata enfermeira com flores nas mãos
Priscila Barbosa pintou uma enfermeira real para homenagear os trabalhadores da saúde (foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

"Para nós, que estamos aqui diariamente enfrentando a pandemia, a homenagem é emocionante”, diz Tadeu Costa, médico residente de 35 anos.

Kobra também criou obras para o Instituto Butantan, em São Paulo, e para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que produzem vacinas contra a COVID no Brasil, onde a pandemia já deixou mais de 645 mil mortos – o pior balanço do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mural de Waldir Grisolia traz enfermeira segurando rosas brancas que simbolizam a paz
Mural de Waldir Grisolia traz enfermeira segurando rosas brancas que simbolizam a paz (foto: NELSON ALMEIDA/AFP)

BUQUÊS

Em outro mural, Priscila Barbosa retratou uma enfermeira com touca e máscara segurando flores. Trata-se de uma personagem real, surgida do projeto "Flores para heróis", originado nos Estados Unidos, que distribuiu buquês para os trabalhadores em 2020.

"Em um momento em que se sabia pouco sobre a COVID, ela tem uma aura de luz, como alguém capaz de levar alívio", explica Priscila, que encontrou nas profissionais de saúde uma nova fonte de inspiração centrada nas revolucionárias latino-americanas.

Waldir Grisolia, por sua vez, criou um painel dedicado a uma enfermeira, que segura rosas brancas que simbolizam a paz. "Me pareceu importante contribuir e, como não sou médico, o fiz com este mural: foi muito gratificante”, diz Grisolia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)