(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA

Lendas e histórias de Minas Gerais são contadas em teatro de animação

Mostra reúne temas de Minas e utiliza marionetes, audiovisual e atores caracterizados como forma de aliar educação patrimonial ao teatro infantil


27/12/2021 15:19 - atualizado 27/12/2021 22:01

A Revolta de Vila Rica, alia elementos de atores, teatro de bonecos e audiovisual
A Revolta de Vila Rica, alia elementos de atores, teatro de bonecos e audiovisual para contar como foi a foi uma das primeiras reações dos descendentes de portugueses no Brasil contra a metrópole portuguesa (foto: Divulgação/Cia Lamparina)
 
A cultura popular, lendas, folclores e personagens históricos de Minas Gerais contados por meio do teatro de animação e do audiovisual é a proposta da Mostra Teatro e Pertencimento, organizada pela Cia Lamparina. A mostra é uma parceria entre nove dramaturgos mineiros que reuniram 12 espetáculos teatrais criados durante a pandemia da COVID-19 em apresentações que misturam elementos do audiovisual e marionetes encenados com os atores. A mostra estará disponível no canal do Youtube nesta terça-feira (28/12). 
 
 
As atrações possuem variedades de temas que vão da Revolta de Vila Rica ao "Ateliê dos Profetas", em que os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão conversam com o artista Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho, durante a criação da obra, símbolo da cidade histórica de Congonhas.
 
De acordo com o coordenador geral da Cia Lamparina, Bruno Regenthal, a Mostra Teatro e Pertencimento tem o objetivo de disponibilizar para o público a coletânea trabalhos feitos pelo grupo durante a pandemia, frutos da reinvenção dos artistas que entrecruzaram os elementos teatrais com os do audiovisual.
 
"O resultado não chega a ser cinema ou mesmo vídeos pensados para monetização nas plataformas virtuais, mas sim um conteúdo diferenciado para quem está com saudades do teatro presencial."
 
O coordenador da Cia Lamparina conta que a duração de cada espetáculo varia de quatro minutos até uma hora e que o cerne estético principal das obras é o teatro popular de animação com elementos audiovisuais, mas que vai surpreender o público que gosta de contadores de histórias, teatro de sombras e atores com máscaras.
 
“Quase todas as apresentações têm atributos cômicos, mas há algumas que também exploram um viés mais social, como o Cena Sobre Quem Não é Nada e a Revolta de Vila Rica.”
 
O coordenador esclarece que a Cia Lamparina é especializada em teatro de animação e que desde sua fundação, em 2012, o grupo trabalha com pesquisa nas áreas de história e patrimônio de Minas Gerais, sendo assim, o primeiro grupo de teatro de Ouro Preto a aliar a educação patrimonial ao teatro infantil e de bonecos.
 
A Mostra Teatro e Pertencimento é um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Descentrarte, que tem como objetivo viabilizar a realização de projetos durante a pandemia da COVID-19.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)