UAI
Publicidade

Estado de Minas CINE CLUBE SOCIAL

Cordisburgo recebe sessões gratuitas de filmes nesta quinta e sexta-feira

Serão quatro sessões de curtas nacionais, além de oficinas de introdução ao audiovisual e à fotografia


30/11/2021 16:49 - atualizado 30/11/2021 17:00

Exibição de filme em praça pública
Os curtas serão exibidos em frente ao CAT, em Cordisburgo; não será necessário retirada de ingressos, mas, segundo os organizadores, as sessões estão sujeitas à lotação do espaço (foto: Coletivo Noite de Cinema)
A cidade de Cordisburgo, na Região Central do estado, recebe nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/12), ações do projeto Cine Clube Social, que vai realizar oficinas de introdução ao audiovisual e fotografia, além das exibições de curtas nacionais de classificação livre. 

As atividades serão realizadas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e serão gratuitas e abertas à comunidade.
Serão exibidas quatro sessões ao todo, divididas entre a quinta e a sexta-feira, com uma sessão às 18h e outra às 20h, em frente ao CAT (Avenida Padre João, 622). Se chover, o evento será direcionado para dentro do estabelecimento. 
 
Em cada sessão, serão exibidos os curtas: "O Melhor Som do Mundo", "4 Bilhões de Infinitos", "Teoria de um Planeta Estranho" e "Retirada para um Coração Bruto". Não será necessário retirada de ingressos, mas, segundo os organizadores, as sessões estão sujeitas à lotação do espaço.
 
As oficinas serão realizadas no auditório do CAT. Serão duas turmas de Introdução ao Audiovisual, uma na quinta e outra na sexta-feira, de 8h às 11h30. E duas turmas de Introdução à Fotografia, também uma na quinta e outra na sexta-feira, das 14h às 18h.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência no próprio local.
 
De acordo com os organizadores, todos os protocolos sanitários serão seguidos, como o distanciamento das cadeiras durante as sessões de cinema, o uso de máscaras e também terá distribuição de álcool em gel para o público.
 
 

O projeto

Cordisburgo é a última cidade desta fase. O projeto já esteve em Cláudio e em Conselheiro Lafaiete nos últimos finais de semana, e a previsão é que o evento retorne ano que vem, após o período das chuvas.
 
Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é abordar temas sociais e culturais por meio da produção audiovisual. 
 
O Cine Clube Social é uma ação do Coletivo Noite de Cinema, que realiza ações de audiovisual nas periferias da Região Metropolitana e no estado de Minas Gerais.

Ao longo dos últimos 10 anos, foram mais de 30 mil espectadores em sessões e ações realizadas pelo coletivo. 
 
O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Vallourec e apoio da Prefeitura Municipal de Cordisburgo.
 
 
Confira as sinopses dos filmes
 
"O MELHOR SOM DO MUNDO" – ficção - 13m
Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
 
"4 BILHÕES DE INFINITOS" – Ficção – 14m
Uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.
 
"TEORIA SOBRE UM PLANETA ESTRANHO" – ficção – 15m
Uma jovem com deficiência auditiva está apaixonada pelo frentista do posto de gasolina de Cordisburgo. Os familiares da moça não querem que ela se case, mas somente o homem que a ama consegue acessar o mundo ao qual ela pertence. Um incidente curioso mostra o quanto são especiais os pequenos momentos do cotidiano.
 
"A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO" – Ficção – 15m
Sinopse: Ozório é um senhor que vive sozinho na zona rural de Cordisburgo, Minas Gerais. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto pela perda de sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade