(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO HISTORY

Documentário sobre obra de Ziraldo reflete sobre o menosprezo da arte

Filme que será exibido neste domingo (7) traz o cartunista mineiro como artista plástico, autor do painel "Santa Ceia", pintado em 1967


06/11/2021 04:00 - atualizado 05/11/2021 23:02

'Ziraldo - Uma obra que pede socorro'
"Ziraldo - Uma obra que pede socorro" será exibido às 22h, no History (foto: HISTORY/DIVULGAÇÃO)

Com narração do ator Gracindo Jr., o documentário “Ziraldo – Uma obra que pede socorro” será exibido neste domingo (7/11), às 22h, no History. O filme apresenta a faceta do Ziraldo – mais conhecido por seu trabalho como cartunista e escritor – que poucos conhecem: a de artista plástico e de seu importante painel, pintado em 1967.

Batizado de “Santa Ceia”, o mural de 32 metros de comprimento por 6 de altura se encontra coberto por tijolos e tintas, dando solene adeus a um patrimônio carioca que se julgava inexorável.

A obra foi concebida para a casa de shows carioca Canecão, fechada há mais de 10 anos. O terreno hoje pertence à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que não tem recursos para recuperar o prédio.

Lançado em 2020, o documentário dirigido por Guga Dannemann traz depoimentos de artistas e escritores como Jaguar, Juarez Machado, Zuenir Ventura e do próprio cartunista mineiro.

Mais que se debruçar sobre o painel, que pode ser perdido para sempre, a produção questiona sobre como a arte tem sido menosprezada nos dias atuais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)