(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

'Eternos' reúne a equipe de super-heróis mais inclusiva do cinema

Gay, andrógina, surda, negros, latinos e asiáticos são a linha de frente da aposta do Universo Marvel. Direção é de Chloé Zhao, que levou dois Oscars este ano


03/11/2021 04:00 - atualizado 03/11/2021 07:50

Super-herói luta com monstro em cena do filme 'Eternos'
Aventura dos super-heróis aposta na diversidade, mas não abre mão dos efeitos especiais (foto: Disney/divulgação)
Não haverá unanimidade em relação a “Eternos”, a superprodução que pretende abrir novo flanco no Universo Cinematográfico Marvel desde o fim de “Vingadores” (2019). É um pouco confuso, com apresentações longas de uma dezena de personagens, fazendo com que a história em si só se desenvolva na segunda metade de extensos 157 minutos. E alguns dos super-heróis não têm carisma algum – e isso vale inclusive para Thena, a personagem de Angelina Jolie, que parece estar no filme só por ser Angelina Jolie.

No entanto, sua chegada aos cinemas – no Brasil, a partir desta quinta-feira (4/11), antecedida de pré-estreias hoje, com sessões em 36 salas da Grande BH – deve ser comemorada e prestigiada, vale dizer. Colocar uma celebrada cineasta independente à frente da produção – a sino-americana Chloé Zhao, vencedora do Oscar deste ano de melhor filme e direção por “Nomadland” – pode atrair a audiência que passa ao largo de blockbusters. Mais importante do que isso é o caráter diverso do filme.

“Eternos” é a mais inclusiva produção do gênero, e sem forçar a barra. Há três intérpretes asiáticos (inclusive a protagonista), dois negros e um latino. Entre os heróis, um é gay (e uma cena destaca grande beijo entre dois homens), outra é surda e a terceira um tanto andrógina.



O elenco também parece ter sido criado para agradar a diversas audiências. Há nomes estelares (Angelina Jolie e Salma Hayek), atores queridinhos da geração que consome produtos do gênero (a dupla Kit Harington e Richard Madden, respectivamente, Jon Snow e Robb Stark de “Game of thrones”) e intérpretes em ascensão (Gemma Chan, que se sai muito bem como a protagonista, ao dosar inteligência e doçura).

Ainda que busque espelhar o mundo de 2021, “Eternos” não foge de sua vocação. É um filme de luta do bem contra o mal, com muitos efeitos especiais e outras marcas dos 25 lançamentos anteriores do Universo Marvel – inclusive as cenas de pós-crédito, a segunda mais importante do que a primeira, o que obriga o espectador a continuar grudado na poltrona por vários minutos após o fim do filme.

Primeira adaptação da HQ homônima criada em 1976 por Jack Kirby (1917-1994), “Eternos” está longe de ter heróis populares como a trupe de “Vingadores”. Grupo de uma raça de super-humanos criados por deuses cósmicos conhecidos como Celestiais, os Eternos foram enviados para a Terra 7 mil anos atrás para destruir uma espécie corrompida, os Deviantes. Não devem, de maneira alguma, interferir nos acontecimentos terrenos.

Apesar do nome, eles podem morrer (com alguma dificuldade, claro). Mas passaram incólumes por toda a existência – e isso inclui batalhas históricas antes e depois de Cristo – até os dias atuais. Pois é na Londres de hoje que a narrativa começa. Aparentemente, Sersi (Gemma Chan) é a funcionária do Museu de História Natural que namora o colega Dane Whitman (Kit Harington) e divide o apartamento com uma adolescente mal-humorada, Sprite (Lia McHugh).

A descoberta de que os Deviantes estão de volta é o chamado para a reunião dos Eternos. Sersi e Sprite acabam com os monstros que chegaram a Londres, deixando Dane, humano como outro qualquer, assombrado. Logo a dupla entra em contato com a chefe do grupo, Ajak (Salma Hayek), e começa a reunião dos antigos companheiros.

Passado tanto tempo, os Eternos vivem nos quatro cantos do planeta. Um deles se tornou astro de Bollywood, outro o mentor de uma seita nos confins da Amazônia, um terceiro leva vida comum de subúrbio americano com o marido e o filho pequeno. Muitos se adequaram à vida terrena e não querem atender à convocação. Tais sequências estão na primeira parte do filme, que por vezes resvala na comédia romântica, no pastelão e no drama.

Como os Deviantes ressurgiram mais poderosos do que no passado, os Eternos terão que resolver rusgas passadas para dar cabo de sua missão. Dessa maneira, as relações entre os personagens são tão importantes quanto as sequências de luta.

Anéis e raios de luz são as marcas destes heróis, que os deixam quase infalíveis para lutar com monstros que parecem dinossauros muito avançados. Há esqueletos guardados no armário e uma grande reviravolta.

Ambicioso filme de apresentação, “Eternos” chega sem a sequência confirmada. Cabe agora à audiência global comprovar seu interesse pela história, pois fôlego para a continuação a trama tem.

“ETERNOS”

Estreia nesta quinta-feira (4/11). Pré-estreias hoje (3/11), nos cines BH 1 (21h, legendado), BH 2 (20h30, leg), BH 3 (19h, leg), BH 4 (21h30, dublado), BH 6 (20h, leg), BH 8 (19h45, leg), BH 9 (21h50, dub); Big (20h40, dub); Boulevard 5 (20h20, dub), Boulevard 6 Imax (20h30, leg); Cidade 2 (20h10, dub), Cidade 7 (20h, dub); Contagem 1 (20h, dub), Contagem 4 (20h20, dub); Del Rey 2 (20h, dub), Del Rey 5 (20h20, leg); Diamond 2 (20h, leg), Diamond 3 (21h, leg), Diamond 4 (19h, leg), Diamond 5 (20h30, leg); Estação 1 (20h, dub), Estação 3 (19h, dub), Estação 4 (19h30, dub); ItauPower 5 (20h, dub); Minas 1 (20h20, dub); Monte Carmo 3 (20h, dub), Monte Carmo 5 (20h30, dub); Norte (20h40, dub); Pátio 3 (19h45, leg), Pátio 4 (20h, leg), Pátio 5 (20h30, leg), Pátio 6 (19h, leg), Pátio 7 (21h, leg), Pátio 8 (21h30, leg); Via Shopping 2 (20h30, dub), Via Shopping 3 (20h10, dub).

PERSONAGENS

Atriz asiática Gemma Chan
(foto: Disney/divulgação)


Sersi (Gemma Chan)

A mocinha da história vive em Londres e trabalha no Museu de História Natural ao lado do namorado humano, Dane Whitman (Kit Harington). Teve um relacionamento de milhares de anos com Ikaris (Richard Madden), mas foi abandonada. Seu maior poder está na capacidade de manipulação genética, transmutando qualquer matéria. A atriz anglo-chinesa, que ganhou o mundo na comédia romântica “Podres de ricos” (2018), participou de “Capitã Marvel” (2019) 
como a vilã Minn-Erva. 

Ator Richard Maden é Ikaris em 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)

Ikaris (Richard Madden)

Um dos mais importantes e poderosos membros do grupo, é o Super-Homem dos Eternos, o único capaz de voar em alta velocidade. Apaixonado por Sersi, teve longo relacionamento com ela no passado. O abandono da amada tem relação direta com o objetivo dos heróis na Terra. É interpretado pelo escocês que foi revelado como o Robb Stark de “Game of thrones”. 

Ator paquistanês-americano Kumail Nanjiani
(foto: Disney/divulgação)

Kingo (Kumail Nanjiani)

Mestre em várias técnicas de luta, ele, como “civil”, vive há décadas como ator famoso de Bollywood. Tem um mordomo humano, Karun (Harish Patel), como o Alfred de Batman. Kingo é o maior escape cômico de “Eternos”. É interpretado pelo ator paquistanês-americano que estourou com a série “Silicon Valley” e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro por “Doentes de amor” (2017), também estrelado por ele. 

Atriz surda Lauren Ridloff vive Makkari em 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)

Makkari (Lauren Ridloff)

Heroína mais rápida do universo, é surda. A atriz é a primeira intérprete surda a trabalhar em uma produção Marvel. Lauren Ridloff, que integra o elenco da série “The walking dead”, fez parte do 
filme “O som do silêncio” (2019), vencedor de dois Oscars neste ano. 

Brian Tyree Henry é super-herói gay Phastos em 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)


Phastos (Brian Tyree Henry)

O gênio da trupe é responsável por invenções que mudam a história da humanidade. Uma delas vai tirá-lo de cena, passando a viver como civil com o marido e o filho. O primeiro herói gay de um filme Marvel é interpretado pelo ator que ficou conhecido pela série “Atlanta”. 

Atriz Salma Hayek no filme 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)

Ajak (Salma Hayek)

A chefe dos Eternos é uma espécie de líder espiritual (nos quadrinhos, o personagem é masculino). É a primeira participação da atriz mexicana em uma produção Marvel. Salma Hayek é um dos mais influentes nomes latinos da indústria cinematográfica. 

Lia McHugh, de 14 anos, vive Sprite no filme 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)

Sprite (Lia McHugh)

O duende que se frustra por ter, ao longo de milhares de anos, o corpo de uma menina de
12 anos (e por isso nunca é levada a sério), é capaz de criar ilusões de ótica. A atriz tem 14 anos. 

Ídolo na Coreia, ator Don Lee é Gilgamesh no filme 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)
 

Gilgamesh (Ma Dong-seok)

É o mais forte dos Eternos e seu corpão dá lugar também a muita doçura. Grande cozinheiro, salva Thena (Angelina Jolie) de sua loucura destruidora. Seu intérprete é o ator e personal trainer coreano-americano conhecido como Don Lee. 

Ator Barry Keoghan no filme 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)
 

Druig (Barry Keoghan)

Solitário e questionador, Druig tem o poder de controlar mentes. É interpretado pelo ator irlandês que estará no novo filme do Batman. 

Angelina Jolie como Thena no filme 'Eternos'
(foto: Disney/divulgação)
 
 
Thena (Angelina Jolie)

A veterana dos Eternos é poderosa guerreira. Sofre de uma doença que lhe provoca loucura, tornando-se assassina cruel. É salva pela amizade de Gilgamesh. A celebridade da atriz é um dos trunfos midiáticos do filme, ainda que sua personagem não tenha muita importância no desenrolar da trama.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)