(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORADA LÍRICA

Academia de Ópera da Fundação Clóvis Salgado quer formar libretistas

Ateliê de criação investe em área pouco desenvolvida no Brasil. Palácio das Artes promove cursos, oferece podcasts e planeja espetáculo no fim do ano


10/08/2021 04:00 - atualizado 10/08/2021 07:22

Lívia Sabag, curadora da Academia de Ópera, destaca a importância da relação entre música e palavra
Lívia Sabag, curadora da Academia de Ópera, destaca a importância da relação entre música e palavra (foto: FCS/divulgação)

Entre mostras de cinema, podcasts e concertos, a temporada lírica da Fundação Clóvis Salgado promete seguir o mesmo modelo virtual que concorreu ao prêmio “Reinvenção na pandemia” em 2020. No entanto, enquanto a vacinação contra a COVID-19 avança na capital mineira, a Academia de Ópera planeja oferecer programação híbrida, mesclando os formatos digital e presencial.

Dividido em três eixos, o “Ateliê de criação: Dramaturgia e processos criativos” pretende oferecer especialização gratuita na área, com foco especial no libreto, além de aulas, debates, entrevistas, mesas-redondas e a montagem de um espetáculo desenvolvido pelos participantes da atividade.

“O libreto é o texto teatral, o processo de lidar com as palavras em relação à música, de criar sentidos casando música e texto”, afirma a curadora Lívia Sabag. “O Brasil tem muitos compositores de ópera excelentes, mas a produção de libretos ainda tem de ser fortalecida. Por isso, o alvo máximo do ateliê é a criação de libretistas”, reforça Gabriel Rhein-Schirato, curador em parceria com Lívia Sabag.

“É a primeira vez na história da ópera brasileira que um teatro promove esse tipo de ateliê, voltado para a produção de libretos”, afirma o curador.

As inscrições se encerram no sábado (14/08) e devem ser realizadas via formulário no site da Fundação Clóvis Salgado (fcs.mg.gov.br), onde serão divulgados, em 20 de agosto, os nomes dos 16 candidatos ativos e dos 26 ouvintes selecionados.

A curadoria alerta que não se trata de atividade de iniciação, reforçando que os candidatos ativos devem apresentar certo nível de experiência.

“Os participantes não são iniciantes, mas é importante destacar que o ateliê será dividido entre integrantes ativos e ouvintes. Então, aquele pessoal que se interessa pela área, mas ainda não tem um conhecimento, pode participar como ouvinte”, esclarece Gabriel.

O primeiro eixo começa em dia 25 de agosto, alternando atividades de terça-feira a sábado até 17 de outubro, com aulas sobre libretos e dramaturgia. Em dezembro, haverá um espetáculo presencial, baseado no que foi abordado no ateliê, com homenagem à obra de um escritor mineiro, cujo nome ainda não revelado.

''É a primeira vez na história da ópera brasileira que um teatro promove esse tipo de ateliê, voltado para a produção de libretos''

Gabriel Rhein-Schirato, curador


NO PALCO

“A ideia é chegar ao final do primeiro eixo com cinco candidatos selecionados. Óperas criadas por eles serão apresentadas no Palácio das Artes durante a celebração de 50 anos da casa”, comenta Gabriel Rhein-Schirato.

O segundo eixo terá nove encontros com artistas, jornalistas e estudiosos da dramaturgia e da ópera, previstos para 18 de setembro a 20 de novembro, sempre aos sábados.

Gabriel acredita que o formato digital veio ajudar o ateliê. “Enquanto no eixo três a gente precisa do presencial por se tratar de um espetáculo, no eixo dois o formato on-line permite trazer artistas não apenas de Minas Gerais”, detalha o curador.

Geraldo Carneiro, André Mehmari, Antonio Ribeiro, Denise Garcia, Mauricio de Bonis, Thais Montanari e João Luiz Sampaio são alguns dos convidados.

Além da academia, a temporada apresentará, em 28 de agosto, “Stabat Mater – O drama do barroco italiano”, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Também estão programadas a série “Ópera! O podcast da música lírica”, entre setembro e novembro, e a “Mostra de Cinema e ópera”, em outubro.


“ACADEMIA DE ÓPERA”

» EIXO 1
Ateliê de Criação. De 25 de agosto a 17 de outubro. Inscrições pelo site da Fundação Clóvis Salgado até 14/08.

» EIXO 2
Ações externas. De 18 de setembro a 20 de novembro, aos sábados. Vídeos disponibilizados no site da Fundação Clóvis Salgado.

» EIXO 3
Montagem do espetáculo. Apresentação em dezembro, durante comemoração dos 50 anos do Palácio das Artes.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)