Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Teatro Municipal de Sabará abre suas portas para o rap

Segunda casa teatral mais antiga em atividade no país recebe neste sábado (31/07) o projeto MC's in Concert, na programação do Festival Sabará


31/07/2021 04:00 - atualizado 31/07/2021 07:12

Teatro Municipal de Sabará recebe o projeto MC's in Concert(foto: Thaís Sheliden / Prefeitura Sabará/Divulgação)
Teatro Municipal de Sabará recebe o projeto MC's in Concert (foto: Thaís Sheliden / Prefeitura Sabará/Divulgação)

Um encontro da tradição com a modernidade – é o que propõe o projeto MC’s in Concert, que será apresentado hoje, em dois eventos complementares, dentro da programação do Festival Sabará 2021, que celebra a cidade histórica localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Na parte da tarde, às 16h, ocorre a exibição de um documentário, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, e, à noite, o lançamento da música “Deixa a gente chegar”, com transmissão, às 20h, pelo Canal Sabará do YouTube. 

Tanto um quanto outro registram a passagem de um grupo de MCs sabarenses por espaços que compõem o patrimônio histórico e cultural da cidade – especialmente o Teatro Municipal de Sabará, que, com 202 anos de história, é o segundo mais antigo do país ainda em atividade, e onde foi gravada a apresentação de “Deixa a gente chegar”.

André Alves, secretário municipal de Cultura de Sabará, explica que o projeto MC’s in Concert faz parte de um projeto de educação patrimonial lançado recentemente e que se chama, precisamente, Deixa a Gente Chegar. 

“Sabará é uma cidade histórica e, ao mesmo tempo, é a cidade mais próxima do Centro de Belo Horizonte. A gente tem uma população de mais de 70% que não tem tanta ligação com a parte histórica, um público jovem muito grande. A ideia desse projeto Deixa a Gente Chegar é abrir um diálogo maior com esse público”, afirma.

Ele comenta que é “aquela história, a gente só ama o que conhece, então, para conciliar esses dois movimentos, o da preservação histórica com o processo de modernização e urbanização, com bairros surgindo e pessoas vindo morar aqui, a gente criou esse diálogo com os mais jovens, e iniciamos com os MCs, com o pessoal do rap, que é um movimento forte perante a juventude. Não existia diálogo do poder público com eles”.

O gestor diz que, por meio de um cadastro da Secretaria de Cultura, entrou em contato com uma produtora, a HTR, que representa alguns rappers da região, pedindo que ela indicasse nomes. Formado o grupo de MCs, o passo seguinte foi a realização do documentário. 

Utilizando espaços que compõem o patrimônio histórico e cultural de Sabará, a equipe do documentário, composta por um produtor, sete MCs, um DJ e um fotógrafo, não só contou um pouco de sua história, como também gravou, no Teatro Municipal, a música “Deixa a gente chegar”, que traz em sua letra história, cultura e tradições da cidade.

“Com este projeto, não só tivemos a oportunidade de conhecer monumentos da cidade, como o Teatro Municipal e o Museu do Ouro, que fazem parte da história de Sabará, mas também a de gravarmos este documentário e apresentar nosso trabalho. Isso foi emocionante e gratificante para nós. Com certeza, vamos voltar para nossa realidade com um outro olhar sobre a cidade. Acredito que essa é a primeira de outras oportunidades que vamos ter, e acredito que muitas pessoas vão olhar para a gente de modo diferente pelo fato de termos participado desse projeto”, afirma MC Lucas, produtor da HTR.

DIÁLOGO 

“A gente iniciou o projeto Deixa a Gente Chegar com os MCs, e a ideia é que eles interagissem com os monumentos históricos da cidade para, a partir daí, criarem músicas falando disso, o que é importantíssimo para a gente estreitar o diálogo com esse público jovem”, diz André Alves. 

Ele explica que “Deixa a gente chegar” é um conjunto de composições assinadas pelo grupo de MCs, gravadas sobre uma mesma batida e apresentadas como se fosse um show – gravado sem público – no Teatro Municipal de Sabará. “Como a batida é a mesma, virou uma grande música de 9 minutos, que a gente registrou meio como se fosse um clipe, meio como se fosse um show”, diz.

PROJETO MC´S IN CONCERT
Lançamento do documentário “Deixa a gente chegar”, neste sábado (31/07), às 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda. Ingressos gratuitos, com retirada pelo site sympla.com/sabara. Devido aos protocolos sanitários, o número de participantes será limitado. Lançamento da música “Deixa a gente chegar”, neste sábado (31/07), às 20h, no Canal Sabará no YouTube.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade