(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

Com prosa fluida e rigor histórico, Lira Neto retrata judeus em novo livro

Trajetória da primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, é contado por escritor, que participa de bate-papo nesta quarta


31/03/2021 04:00 - atualizado 31/03/2021 07:40

Livro de Lira Neto conta saga de judeus que ajudaram a fundar Nova York(foto: Daryan Dornelles/DIVULGAÇÃO)
Livro de Lira Neto conta saga de judeus que ajudaram a fundar Nova York (foto: Daryan Dornelles/DIVULGAÇÃO)
Lira Neto é o convidado do Sempre um Papo virtual desta quarta-feira (31/3), às 19h,  para o lançamento do livro “Arrancados da Terra – Perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova York” (Companhia das Letras). 

O encontro, com acesso gratuito, será transmitido no YouTube, Instagram e Facebook do projeto. Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.

A trajetória da grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, é retratada pelo autor. Com prosa fluida e rigor histórico, Lira Neto entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América no novo livro. O escritor é considerado um dos maiores biógrafos da atualidade e já foi vencedor quatro vezes do Prêmio Jabuti.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)