(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Redes Sociais

Nova geração: Artistas mineiros reinventam o humor no TikTok

Pequena Lo, Isaías Silva, Gustavo Tubarão e Thiago Thizzy falam sobre desafio de criar vídeos com esquetes cômicas e manter a relevância na plataforma


09/02/2021 15:56 - atualizado 09/02/2021 16:09

(foto: Montagem sobre fotos de Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press e arquivo pessoal)
Durante o distanciamento social forçado pela pandemia de COVID-19, não há quem ainda não conheça o aplicativo TikTok. A rede social é a que mais cresce no mundo e basicamente permite ao usuário publicar vídeos de até um minuto. O forte são vídeos de até 15 segundos, com grande apelo para o humor. Muitas pessoas ganharam projeção nacional, entre eles quatro mineiros que ajudaram a popularizar a plataforma.

O combo de encenação, caras e bocas, personagens e situações representadas no vídeo é que geram identificação no público para Lorrane Silva, a Pequena Lo. Mineira de Araxá, ela conta que a veia cômica vem desde muito nova, quando percebia que gostava de fazer os familiares rirem. Em 2015, começou a publicar vídeos e Lorrane rapidamente percebeu que o que gera identificação com o público é o reconhecimento. “Os vídeos viralizam porque são situações do dia a dia, que as pessoas já viveram quando criança, adolescente e adulto. Entro no personagem de grande forma então “se é uma criança de 10 anos parece que sou uma criança de 10 anos”.


Junto a outros humoristas, Lorrane conta do orgulho pelo trabalho feito pelos conterrâneos. “Acompanho muitos mineiros e fico feliz de ver eles também levando o nome de Minas Gerais para todo o Brasil com o nosso jeito de ser, de falar. Nós mineiros, como todos os outros estados, temos o jeitinho de agir, de conversar e é muito legal mostrar que somos diferentes, cada um do seu jeito, mas que a galera gosta do nosso trabalho”, declara Pequena Lo. 

“Sempre quis fazer vídeos”
Se você já passeou pelo TikTok muito provavelmente caiu em algum vídeo de um garoto vestido com uma peruca vermelha e blusa colada rosa, mostrando situações que vão desde o BBB 21 até amizade, salas de aula, passando por relacionamentos amorosos. Esse é Isaías Silva, de 22 anos, natural de Sete Lagoas.


Ele conta que sonhava ter seguidores e relevância na plataforma, mas que, quando de fato aconteceu, foi tão repentino que se tornou estranho. “Sempre gostei de assistir e sempre quis fazer vídeos, no início ninguém acreditava porque é uma realidade tão distante, é aquela coisa, né?! Eu só vejo se acontecer na minha frente”, conta o mineiro.

O humorista pretende continuar a fazer conteúdo, crescendo com o público, amadurecendo as piadas, mas levando os seguidores que já estão com ele. Segundo Isaías, “o que faz graça hoje, amanhã já perdeu a graça, mas espero sim continuar com esse o novo humor que a galera consome”. 
 

TikTok está estourado, estourou na quarentena, mas os criadores de conteúdo precisam estar em todas as plataformas, porque todas elas estão sujeitas a morrer

Gustavo Tubarão

 

Sotaque marcantes
O sotaque carregado de Gustavo Tubarão, como é conhecido on-line, é a marca dos vídeos do mineiro nascido em Cana Verde, sul de Minas. A identificação do público com Tubarão está justamente no “mineirês” do dialeto, na espontaneidade e na originalidade para mostrar o dia a dia na cidade de cinco mil habitantes. Muito tímido, quando começou a maioria dos conhecidos tiravam sarro de Gustavo e lembravam que já existiam muitas outras pessoas que faziam vídeos cômicos nas redes sociais. Mas hoje, o criador de conteúdo conquistou a independência financeira graças aos vídeos que publica. 
 

Sobre o título de humorista, Gustavo discorda um pouco. “Não me considero humorista porque eu raramente faço piadas, de sentar na cadeira e pensar nelas, me considero bem humorado. E eu gosto de falar sobre outras coisas também, que fogem da veia cômica”, explica. Além disso, Tubarão se sente contente pelas pessoas que Minas tem conseguido alçar a lugares de importância na internet.

“Vejo isso [a nova geração de humoristas que nasceu nas redes sociais] e fico muito feliz, porque são amigos meus, que troco muita ideia. É muito feliz porque antigamente era muito concentrado no eixo Rio-São Paulo, para tudo, não só internet, e agora está mais difuso nas regiões”, afirma o digital influencer.
 
Thiago Garcia Peixoto, mais conhecido como Thiago Tizzy, conta que os amigos já falavam sobre o bom humor do mineiro e sugeriram a ele que fizesse um canal no Youtube, mas foi a pandemia que o impulsionou. “Quando surgiu o TikTok, eu via minha namorada fazendo vídeo de danças e pensei que eu poderia fazer alguns vídeos porque pandemia, né? Não estava fazendo muita coisa”.
 
 
Thiago é de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e conta com mais de três milhões de seguidores na plataforma, onde publica majoritariamente vídeos sobre experiências comuns a jovens com o humor como fio condutor. 
 
(*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)