(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Festival Arte como Respiro exibe curtas de mineiros

Os diretores Matheus Gepeto, Xande Pires, Mariana Machado e Renata Dorea estão entre os selecionados da mostra organizada pelo Instituto Itaú Cultural


01/12/2020 04:00

(foto: Acervo pessoal)
(foto: Acervo pessoal)
Produções mineiras marcam presença no Festival Arte como Respiro – Edição Audiovisual, que exibirá, até 15 de dezembro, 90 curtas de vários estados na programação on-line do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br). Entre os selecionados de Minas estão Levarei só o que preciso, de Mariana Machado; Confinada, de Xande Pires, sobre a solidão e a resistência ao ócio; Suellen e a diáspora periférica – Parte 1, de Renata Dorea, a respeito das memórias de Renata Suellen sobre sua infância em São João de Meriti (RJ); e Destino, de Matheus Gepeto (foto), sobre encontros que remetem à luta por mudanças.

DANÇA
CIA. ANANDA

Quarentena – Janelas é a coreografia que a Cia. Ananda, grupo franco-brasileiro criado por Anamaria Fernandes, vai apresentar nesta terça-feira (1º/12), às 19h, nos canais da Fundação Municipal de Cultura de BH hospedados no YouTube e no Facebook. Informações: facebook.com/circuitomunicipaldeculturabh.

FESTIVAL
CLUBBERS DA ESQUINA

Até dia 13, festival ligado à música eletrônica ganha versão on-line. A programação gratuita do Clubbers da Esquina reúne atividades formativas e festas. Hoje tem oficinas “Design intuitivo e perfomance” e “VJ: Como ficam os visuais na pandemia”, às 18h30. Programação completa: www.clubbersdaesquina.com.

SERTÂNIA
GERALDO SARNO

Sertânia, filme dirigido por Geraldo Sarno, ganha apenas uma sessão nesta terça-feira (1º/12) no Festival Cinecipó, que exibe gratuitamente 60 produções no site www.cinecipo.com.br. Neste longa, Sarno volta ao sertão nordestino, depois de retratá-lo há 50 anos. O cineasta aborda a saga de Canudos e o imaginário nordestino, em impressões que dialogam com as obras de Guimarães Rosa e Marcel Proust.

SEMPRE UM PAPO
BIAL E ZECA

Afonso Borges recebe dois nomes de destaque da imprensa brasileira na edição virtual do Projeto Sempre Um Papo. Nesta terça (1º/12), ele conversa com Pedro Bial sobre o livro Conversa com Bial em casa. Na quarta (2), Zeca Camargo revela detalhes de Quase normal: contos, sua incursão na literatura. Às 18h, nos canais do projeto na web.

PALESTRAS
HISTÓRIA DE MINAS

Nesta terça-feira (1º/12), às 10h, haverá lançamento virtual do livro Nossa comida tem história, de José Newton Meneses, professor do Departamento de História da UFMG, no canal da Assembleia Legislativa de Minas no YouTube. O evento contará com palestras de Eneida Maria de Souza, professora da Faculdade de Letras da UFMG, sobre o tema “A recepção do moderno na arte em Minas Gerais”; de Rogério Faria Tavares, presidente da Academia de Letras, sobre as 11 décadas da instituição; e de José Newton sobre “Minas e sua cozinha mais que tricentenária: Vasculhar o quintal e desejar o que ele não tem”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)