(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVEMBRO DIGITAL

Brincadeira virtual a partir do aplicativo

Uramado AR envolve 14 centros de cultura da capital, como Palácio das Artes, CCBB, Biblioteca Pública Estadual e Academia Mineira de Letras.


16/11/2020 04:00 - atualizado 15/11/2020 17:19

(foto: Julie Stephen Chheng/divulgação)
(foto: Julie Stephen Chheng/divulgação)

Os tanukis, espíritos japoneses da floresta, invadirão BH a partir desta segunda-feira (16). Eles serão os astros de projeto envolvendo fachadas de 14 centros culturais da capital, que faz parte do Novembro Digital, promoção da Aliança Francesa. Por meio da “realidade aumentada”, os tanukis – cujas aventuras foram registradas em 712, em um antigo livro do Japão – vão ganhar forma. O público será convidado a fazer download gratuito do aplicativo Uramado AR (disponível em iOS e Android) e interagir com adesivos afixados nos equipamentos culturais. Quando os adesivos são descobertos, os divertidos espíritos ganham vida na telinha. Entraram na brincadeira Palácio das Artes, Centro Cultural UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Casa Fiat, Museu das Minas e do Metal, Memorial Vale, Academia Mineira de Letras, CCBB e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, entre outras instituições. Informações: www.aliançafrancesabh.com.br.

JOÃO MONLEVADE
CONSCIÊNCIA NEGRA
(foto: Curta!/divulgação)
(foto: Curta!/divulgação)

O músico paulista Itamar Assumpção (foto), nome de ponta do movimento Vanguarda Paulista, que trouxe novas sonoridades à MPB nos anos 1980/1990, ganha homenagem no Festival Unificado da Consciência Negra, em João Monlevade. A segunda edição do evento é realizada este mês, com o tema “Tecnologias negras, territórios múltiplos”. Também ganha homenagem Nilza Roberto, matriarca da família Roberto, referência em João Monlevade. A abertura do festival será na sexta-feira (20), às 20h, na Cervejaria Catalã, marcando o Dia Nacional da Consciência Negra. Informações no Instagram (@festivalnegrojm).

ALYSSON SALVADOR
TUDO MASSA
(foto: Anna Lara/divulgação)
(foto: Anna Lara/divulgação)

O cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista e produtor Alysson Salvador (foto) acaba de mandar para as plataformas de streaming o single Tudo massa. Ele contou com a colaboração da multiartista trans Vita Pereira, da percussionista Débora Costa, da baixista Camila Rocha e da acordeonista Cimara Fróes. A proposta do projeto, explica Alysson, é contestar o ambiente heteronormativo do forró, dominado pela narrativa machista. A presença de Vita marca esse compromisso, pois, de acordo com ele, remete à alegria e à liberdade da comunidade LGBTQI+.

LIVRO
A QUEDA

O escritor e filósofo Marcelo Pereira Rodrigues está lançando o livro A queda. Ambientado em Belo Horizonte, Buenos Aires e Lisboa, o romance trata de temas como depressão, amor, vício nas redes sociais, fobia e solidão nas grandes cidades. “Esse é meu 12º livro, procurei dar a ele abordagem intimista e, ao mesmo tempo, divertida e irônica”, conta Marcelo.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)