(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em nova série, pensadores contemporâneos propõem ideias para o mundo

Na produção que estreia nesta quinta, David Grossman, Elisabeth Roudinesco e Pierre Lévy pensam em novas possibilidades de vida


29/10/2020 04:00 - atualizado 28/10/2020 21:07

(foto: Canal Curta!/DIVULGAÇÃO)
(foto: Canal Curta!/DIVULGAÇÃO)
A série Ideias para o mundo, dividida em três espisódios e inédita na TV, estreia na faixa Quinta do pensamento,às 23h30,  no Curta!. A produção conta com a presença de três pensadores contemporâneos, um a cada episódio, com o objetivo de pensar em novas possibilidades de vida. Sob a direção de Pedro Zimmermann, David Grossman (foto), Elisabeth Roudinesco e Pierre Lévy — que têm em comum os laços com a cultura judaica — falam de forma bastante intimista sobre suas próprias trajetórias pessoais e profissionais, além de promoverem a reflexão diante de temas como política, religião, cultura e tecnologia.

***

No episódio de hoje (29), Grossman, escritor e jornalista israelense, faz um passeio pela literatura hebraica e universal. O autor é conhecido pelo tom pacifista e político de sua obra, composta por mais de 20 livros, traduzidos em diversos idiomas. É autor de romances como O inferno dos outros – vencedor do Prêmio Internacional Man Brooker — e Fora do tempo, inspirado em seu próprio luto pela perda de seu filho, Uri, durante a Guerra Israelo-Libanesa de 2006.


FESTIVAL DA CANÇÃO
ALIANÇA FRANCESA

Nesta quinta (29), nove candidatos mineiros participam da etapa regional do Festival da Canção Aliança Francesa, concorrendo a uma vaga na final. Artane Inarde, Bruno Bicalho, Laís Lacôrte, Leo Brant, Lygia Santos, Mari Atheniense, Mike Tavares, Nelli Paiva e Sofia Sepúlveda interpretarão, cada um, uma canção em língua francesa. O evento, realizado sem a presença de público, será a partir das 19h, transmitido diretamente do Teatro Sesi Minas, ao vivo, pelo YouTube e Facebook da Aliança Francesa de BH. O escolhido da etapa regional será classificado para a final nacional, com outros seis finalistas.

SHOW ADRIANA ARAÚJO
COMPOSITORES MINEIROS
(foto: Alexandre Rezende/DIVULGAÇÃO)
(foto: Alexandre Rezende/DIVULGAÇÃO)

Nesta sexta (30), às 19h30, o Memorial Vale recebe o show Adriana Araújo/Show compositores mineiros, com transmissão pelas redes sociais do museu. Nesse pocket show, a cantora interpretará músicas escritas apenas por compositores de Minas Gerais. Nascida na comunidade da Pedreira Prado Lopes, na Lagoinha, berço do samba de Belo Horizonte, Adriana Araújo (foto) é um dos destaques da nova geração do samba mineiro. Ao longo de sua carreira, já dividiu palcos com Leci Brandão, Fabiana Cozza e Jorge Aragão.


ENTRETENIMENTO
LIKE A LIVE 

O programa quinzenal Like a live estreia nesta quinta-feira (29), às 20h, no canal Like. Comandada pela escritora e documentarista Dominique Magalhães, a produção aborda o presente e o futuro do entretenimento, a rotina e os projetos desenvolvidos por esses profissionais durante a quarentena. Além disso, conta com entrevistas exclusivas de nomes como Fabrício Boliveira, Bruno Garcia, Adriana Falcão, Lúcio Mauro Filho, Ciça Castello e Otávio Müller.


DOSE DE MISTÉRIO
CAÇADORES DE BRUXAS

O filme João e Maria: Caçadores de bruxas será exibido nesta sexta-feira (30), às 23h15, no Fox Life. No longa protagonizado por Jeremy Renner e Gemma Arterton, os jovens João e Maria viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério.


CONVERSAÇÕES
DALVA MARIA SOARES

A professora e doutora em antropologia Dalva Maria Soares é a entrevistada do Conversações, nesta quinta (29), às 20h45, na Rede Minas. Em um bate-papo virtual com o jornalista Claudio Henrique, Dalva fala sobre a sua primeira obra Para diminuir a febre de sentir. O livro traz crônicas que abordam temas como família, amizade e a vida no interior. A presença feminina é outra marca nos textos da escritora, que tratam da maternidade, idade e a situação daquelas que são negras ou vivem na periferia.


CHILE: A PRAÇA DO POVO
DOCUMENTÁRIO

O documentário inédito Chile: A praça do povo será exibido nesta quinta-feira (29), às 22h45, na TV Cultura. A produção  traz a reação de chilenos pelo mundo e a festa nas ruas do país, além de conectar o processo chileno do continente, em particular com o Brasil.  Um capítulo da história do continente terminou no último domingo (25). A vitória esmagadora da opção por uma nova constituição no Chile, com o maior comparecimento às urnas da história recente do país, abre ovo tempo para quem viveu os últimos 40 anos sob a legislação escrita por uma das mais violentas ditaduras latino-americanas.

LIVEs


GENIN GUERRA
(foto: Rita Guerra/DIVULGAÇÃO )
(foto: Rita Guerra/DIVULGAÇÃO )

Com mais de quarenta anos de carreira e diversas linguagens artísticas (cartum, charge, caricatura, escultura e ilustração), o artista plástico mineiro Genin Guerra (foto) dedicou os últimos 10 anos ao trabalho em cerâmica, retratando compositores da música popular brasileira, entre eles Caetano Veloso. O resultado desse trabalho está impresso em seu primeiro livro, intitulado Solo – Álbum das glórias musicais, que será lançado nesta sexta-feira (30), às 20h, por meio de live no canal do YouTube da Casa Outono.


JOÃO MARCELLO BÔSCOLI
(foto: JANELA UBC/DIVULGAÇÃO)
(foto: JANELA UBC/DIVULGAÇÃO)

A cantora Paula Lima entrevistará o empresário e produtor musical João Marcello Bôscoli (foto), filho da cantora Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli, durante live promovida nesta quinta-feira (29) pela Janela UBC, às 16h, com transmissão pelo https://www.instagram.com/ubcmusica/. Em seu currículo, João Marcello traz trabalhos com Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Jorge Ben Jor, além de ter ajudado a lançar Simoninha, Max de Castro e seu meio-irmão, Pedro Mariano. Em 1997, fundou a gravadora Trama.



RODRIGO ARAGÃO

O horror brasileiro contemporâneo é destaque nesta sexta (30) em live promovida no Instagram do Canal Like (@canallikeoficial), às 20h. No clima do Halloween, Anne Braune conversa com o cineasta Rodrigo Aragão sobre monstros da ficção. Mestre em efeitos especiais e monstrólogo, o convidado dirigiu filmes como Mangue negro, A noite do chupacabras, Mar negro, As fábulas negras, A mata negra e o mais recente O cemitério das almas perdidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)