(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Administradores de museus debatem desafios do setor

Encontro virtual ocorre a partir desta terça (20) até a próxima sexta-feira


20/10/2020 04:00 - atualizado 20/10/2020 07:43

Representantes de entidades como a Casa Guignard, de Ouro Preto, tomarão parte nas discussões (foto: Luiz Gustavo Vieira/Divulgação)
Representantes de entidades como a Casa Guignard, de Ouro Preto, tomarão parte nas discussões (foto: Luiz Gustavo Vieira/Divulgação)
Tem início nesta terça-feira (20) o 13º Encontro Estadual de Museus. Pela primeira vez realizado de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o evento vai tratar de aspectos relacionados à digitalização de acervos, documentação e novas tecnologias, por meio de palestras e mesas-redondas.

O tema desta edição, “Museus, sustentabilidade e inovação”, vai ao encontro do momento atual, quando as instituições, fechadas, tiveram que buscar soluções para promover suas ações no ambiente digital. Os especialistas no evento irão compartilhar experiências e incentivar os profissionais do setor à prática de atividades consideradas essenciais, e que, geralmente, ocorrem nos bastidores das instituições, nem sempre à vista do público visitante.

A abertura será às 18h desta terça, com a palestra “Os museus no contexto nacional e mineiro”. Participam do debate o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; a presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil), Renata Motta; e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Pedro Mastrobuono. 

Às 19h, a fundadora do Museu Vivo e atual diretora de Relações Institucionais do MAM Rio, Lucimara Letelier, vai falar sobre sustentabilidade nos museus diante do contexto da pandemia.

Na quarta (21), às 10h, será promovida a mesa “Documentação museológica e digitalização dos acervos”. O debate contará com a participação de profissionais que desenvolvem trabalhos na área. Haverá exposição de cases dos museus estaduais vinculados à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), de museus componentes do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP) e do Museu do Diamante-MG/Ibram.

Na quinta (22), às 14h, ocorre um bate-papo com Mariana Martins (Museu da Imigração-SP), Débora Calixto (Diretoria de Museus – Secult), Ana Cláudia Rolla (Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Mariana) e Wanalyse Emery (Museu Casa Guignard – Ouro Preto) sobre inovação e tecnologia. As gestoras vão compartilhar experiências a partir do uso das redes sociais e do desenvolvimento técnico, da pesquisa e da difusão dos seus acervos.

Encerrando a programação, na sexta (23), às 10h, a consultora em estratégias de mobilização de recursos Suellen Moreira vai falar a respeito da sustentabilidade financeira das instituições. Será abordada a diversificação de fontes e estratégias de captação de recursos que podem fortalecer as instituições.

O encontro é uma realização do Sistema Estadual de Museus, que atua na orientação para criação e gestão de museus. É responsável ainda pela criação e manutenção do cadastramento de instituições mineiras. Até outubro de 2019, foram registrados 424 museus em todo o estado.

13º ENCONTRO ESTADUAL DE MUSEUS
Desta terça-feira (20) até sexta (23), no canal da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) no YouTube. A programação está disponível no site cultura.mg.gov.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)