(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Série mostra como os festivais produziram ídolos da música brasileira

O Canal Brasil exibe a partir desta quarta (14) 'Noites de festival', sobre o período em que a disputa entre canções eletrizava o público


14/10/2020 04:00 - atualizado 14/10/2020 07:12

Nara Leão canta A banda no Festival da Canção, tema do segundo episódio da série (foto: Dirceu Leme/O Cruzeiro)
Nara Leão canta A banda no Festival da Canção, tema do segundo episódio da série (foto: Dirceu Leme/O Cruzeiro)

Escrita por Edu Lobo e Vinícius de Moraes (1913-1980), Arrastão venceu o 1º Festival da Música Popular Brasileira, realizado pela extinta TV Excelsior, em 1965. Ao interpretar a canção, Elis Regina (1945-1982) subverteu as regras exigidas pela bossa nova, como a contenção vocal e a atuação minimalista, o que se transformou num marco para a MPB.

A apresentação e outros materiais inéditos da ocasião poderão ser vistos no episódio A origem, da série Noites de festival, que estreia nesta quarta-feira (14), às 19h30, no Canal Brasil.

Dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, o programa conta a história da chamada ''era dos festivais'', entre 1965 e 1972, a partir do material captado para o documentário Uma noite em 67 (2010), dos mesmos diretores. Os seis episódios trazem imagens de arquivo e entrevistas inéditas com Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Jair Rodrigues (1939-2014), Ferreira Gullar (1930-2016), Nelson Motta, entre outros nomes importantes da música brasileira.

A produção é dedicada ao musicólogo Zuza Homem de Mello (1933-2020), autor do livro A era dos festivais – Uma parábola (Editora 34, 2003), cujo depoimento aparece logo no primeiro episódio. Ao lado de Chico, Caetano e Ferreira Gullar, ele relembra a efervescência política e cultural que culminou na criação dos festivais.  

A estreia também vai mostrar a apresentação atribulada de Sonho de um carnaval, de Chico Buarque, também no 1º Festival da Excelsior, bem como o primeiro episódio de vaias no Festival Internacional da Canção (FIC), cuja primeira edição ocorreu em 1966, tendo como vencedora a interpretação de Nana Caymmi para Saveiros, de Dori Caymmi e Nelson Motta.

EMPATE

Noites de festival também irá explorar momentos emblemáticos da história da música brasileira, como o embate entre A banda e Disparada no Festival da Record de 1966; o histórico discurso de Caetano Veloso em É proibido proibir; e a disputa entre Sabiá e Pra não dizer que não falei das flores no Festival Internacional da Canção em 1968.

Em sua entrevista, Chico revela o plano para driblar a censura no FIC de 1971. A ideia consistia em inscrever músicas que não existiam e retirá-las no dia do evento. ''O plano foi esse e deu tudo certinho. Inclusive, a minha música com o Tom Jobim que a gente inscreveu ela não existe, chamava-se Que horas são'', lembra o cantor e compositor carioca.

No episódio final, O fim da era, previsto para ir ao ar em 18 de novembro, Paulinho da Viola lembra que queria fazer ''algo diferente'' quando inscreveu Sinal  fechado, no quinto e último Festival da Record, em 1969. Esse episódio dedica especial atenção aos festivais internacionais da canção de 1969 a 1972 e resgata imagens em cores de Cantiga por Luciana, cantada por Evinha; BR-3, por Toni Tornado; e Fio maravilha, por Maria Alcina.

Os depoimentos dados por Paulinho da Viola e Tárik de Souza foram exclusivamente gravados para a série. Além de serem transmitidos às quartas-feiras no Canal Brasil, os seis episódios de Noites de festival estão disponíveis nos serviços de streaming Globoplay e Canais Globo.

NOITES DE FESTIVAL
Estreia nesta quarta (14), às 19h30. Série em seis episódios, no ar às quartas-feiras, com reprises na sexta, às 15h30, e na segunda, às 12h30, no Canal Brasil. Todos os episódios estão disponíveis nos serviços de streaming Globoplay e Canais Globo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)