(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEGALIVE

Festival ImuNe realiza projeção de shows em empenas de BH

Instante de Música Negra encerra neste sábado (26) sua edição 2020, com apresentações de música e dança que celebram a riqueza da cultura negra e Djonga no papel de griot


26/09/2020 04:00 - atualizado 26/09/2020 09:28

Elza Soares se apresenta ao lado de Flávio Renegado, a partir das 22h05. Cantora avisa que haverá surpresas(foto: Marcos Hermes/Divulgação)
Elza Soares se apresenta ao lado de Flávio Renegado, a partir das 22h05. Cantora avisa que haverá surpresas (foto: Marcos Hermes/Divulgação)

Tendo a cantora Elza Soares e o rapper Djonga como principais atrações e um formato que inclui a projeção em duas empenas da capital mineira de shows ao vivo (também transmitidos via YouTube), o Festival IMuNe (Instante da Música Negra) encerra neste sábado (26) sua segunda edição, que precisou ser completamente reformulada, no cenário da pandemia do novo coronavírus.

O festival teria uma versão itinerante pelas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, em julho e agosto passados. “A gente teve que remodelar, pensando que não teria mais a possibilidade de lucro do evento presencial. Então, foi muito difícil conseguir fazer uma programação que tivesse o tamanho desejado e, ao mesmo tempo, não nos deixasse no vermelho, com problemas financeiros”, afirma Bia Nogueira.

Ao lado dos também artistas mineiros Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão, Bia integra o coletivo IMuNe, que desde 2016 busca acentuar o protagonismo de pessoas negras na música. “O grupo tem uma atuação ampla, e o Festival IMuNe é só uma dessas ações”, diz Bia, idealizadora e coordenadora geral do coletivo.

Mesmo tendo que oferecer um cachê abaixo da média, o festival teve uma grande adesão de artistas, contando com a parceria de Djonga, Elza Soares e o grupo Meninos da Lua. O espetáculo-live desta noite, chamado de IMuNe experience, será transmitido do Centro Cultural Lá da Favelinha, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde os artistas estarão reunidos, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

“A favela tem uma produção cultural muito potente e, para a gente, faz todo o sentido promover o evento nesse local. Não poderia ser diferente”, diz Bia. A live será projetada em duas empenas de Belo Horizonte, localizadas no Centro e no Aglomerado da Serra. A escolha foi estratégica, para os moradores conseguirem assistir de suas janelas, impedindo aglomerações.

TELÃO

“É como se fosse um telão em tempo real. É a forma que a gente encontrou de se conectar com a cidade. Então, vai ter drones visitando algumas janelas, para as pessoas interagirem. Estamos bem animados”, comenta a coordenadora do coletivo.

Djonga, um dos nomes mais influentes da cena belo-horizontina, vai conduzir a noite. Ele escolheu atuar como um griot, ao qual deu o nome de Kalunga. Na performance, escrita pelo dramaturgo Marcos Fábio de Faria, inspirada na Teoria Afroapocalíptica criada pelo multiartista Rodrigo Jerônimo, o narrador percebe que o mundo vem acabando a cada pessoa negra morta violentamente e promete transmitir uma forte mensagem ao público.

O formato surgiu a partir de uma vontade de Djonga de apresentar algo novo para contribuir com o festival. O rapper belo-horizontino vai fazer aparições entre as apresentações. “O apocalipse para o preto no Brasil sempre existiu. Para os povos indígenas já é uma realidade também, há muito tempo. A gente vai falar um pouco disso no espetáculo e apontando para um futuro de superação. Para mudar o mundo, nós precisamos de otimismo”, afirma Bia Nogueira.

A curadoria do evento apostou em uma programação diversa e inclusiva, contemplando a pluralidade da música negra e dialogando com a saga do contador de histórias. Às 20h, a banda itabirana Meninos de Minas abre a noite, com uma apresentação que propõe o encontro com a ancestralidade, inspirado nos sons do congado e da música afro-mineira.

Em seguida, o Favelinha Dance, coletivo de dança voltado para os estudos e a difusão do funk, produzido pelo rapper Kdu dos Anjos, faz apresentação especial, contemplando a arte produzida no Aglomerado da Serra, dentro do propósito de promover a cura pela diversão.

Às 21h, Mc Dellacroix sobe ao palco representando a música trans e as múltiplas possibilidades de existência. “A gente precisa dar espaço e trazer essas pessoas. A Mc Dellacroix é uma potência, a gente acha que precisa sair do óbvio às vezes”, diz Bia.

Segundo Mc Dellacroix, a iniciativa é importante para contribuir para erradicar a visão de que a prostituição é a forma hegemônica de trabalho de pessoas trans no Brasil, país que mais mata transexuais no mundo. “Somos diversas e plurais, e nossa arte também reflete isso”, afirma.

Shows serão projetados em duas empenas na capital mineira, uma delas localizada no Aglomerado da Serra (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Shows serão projetados em duas empenas na capital mineira, uma delas localizada no Aglomerado da Serra (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)


MENTE ABERTA

A rapper paulista espera que o público mantenha a mente aberta para absorver sua arte. “Eu falo da minha vivência e nem sempre isso vem como algo agradável de ouvir. Meu show tem estado em outro formato, tenho soltado minhas bases, experimentando esse lugar de cantora/DJ ao mesmo tempo, para entregar uma nova proposta de performance ao vivo”, diz.

A banda IMuNe faz sua estreia no palco, às 21h30. O grupo é um experimento para potencializar a carreira dos seis artistas negros integrantes do coletivo belo-horizontino. Eles vêm lançando músicas com videoclipes desde agosto, mesclando sons do pop, rap, eletrônica, congado e música brasileira.

“Cada artista deu uma recuada em seu próprio estilo para surgir esse outro”, comenta Bia Nogueira. Até novembro, o grupo vai disponibilizar mais cinco obras autorais inéditas no YouTube produzidas pelo selo do coletivo IMuNe.

Para o show desta noite, a banda preparou um repertório de oito músicas. Bia Nogueira, Cleópatra, Gui Ventura, Maíra Baldaia, Raphael Sales e Rodrigo Negão serão acompanhados de Sidoka (produtor musical) e Deborah Costa (diretora musical). “Foi um desafio para a gente ensaiar um show, mesmo que curtinho, em quatro dias, mas vai rolar. Estamos na expectativa, no nervosismo de como vai ser a receptividade, de como vai ser a gente juntos no palco”, conta a cantora.

Elza Soares é a grande homenageada e madrinha do Festival IMuNe, escalada para fechar a live com sucesso. Aos 90 anos, a cantora fez questão de prestigiar o evento que celebra a música negra. “É mais que obrigação minha (integrar o festival). Eu me sinto honrada, orgulhosa de participar. Tá todo mundo de parabéns”, diz Elza.

A cantora se apresenta às 22h05, ao lado do rapper Flávio Renegado, que promete trazer a onda negra contemporânea. A banda IMuNe também vai fazer participação especial no show. Elza não revelou o que estão preparando, mas lembra: "Sempre tem algo especial. Estou na expectativa do melhor, como sempre!".

Segundo Bia Nogueira, o festival é um grande laboratório para pautar a ação do coletivo IMuNe daqui pra frente. “Espero que a gente possa se conectar com a nossa cidade, com o Brasil, e que as pessoas possam ter nessa live um pouco de diversão, alento, nestemomento tão difícil.”

O festival foi viabilizado pela Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Cemig.

*Estagiário sob supervisão da editora Silvana Arantes


FESTIVAL IMUNE

Confira o line-up da megalive deste sábado (26)

•20h – Abertura Djonga (como griot)
•20h05 – Meninos de Minas
•20h30 – Djonga (como griot)
•20h35 – Favelinha Dance
•20h55 – Djonga (como griot)
•21h – MC Dellacroix
•21h25 – Djonga (como griot)
•21h30 – Banda IMuNe
•22h – Djonga (como griot)
•22h05 – Elza Soares e Flávio Renegado
•23h20 – Djonga (como griot)


YOUTUBE: No canal do coletivo
EMPENAS: Rua Oliem Bonfim Guimarães, 61 (Aglomerado da Serra)/Av. Amazonas s/nº (Centro)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)