(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sozinho na Catedral de Milão, Andrea Bocelli canta para o mundo todo hoje

Tenor italiano se apresenta neste domingo de Páscoa (12) na região da Itália mais atingida pela pandemia de coronavírus, com transmissão ao vivo pelo YouTube TAGSAndrea BocelliCatedral de Milãoconcertorecitaldomingo de Páscoacoronavíruscovid-19pandemiaisolamento


postado em 12/04/2020 04:00 / atualizado em 10/04/2020 17:51

A Catedral de Milão está fechada ao público, em obediência à quarentena determinada pelo governo italiano, desde 8 de março(foto: Miguel Medina/AFP)
A Catedral de Milão está fechada ao público, em obediência à quarentena determinada pelo governo italiano, desde 8 de março (foto: Miguel Medina/AFP)

 
Neste domingo de Páscoa (12), a gigantesca Catedral de Milão receberá apenas duas pessoas: o tenor Andrea Bocelli e o organista Emanuele Vianelli. E serão também apenas dois os instrumentos (voz e órgão) a interpretar um repertório de músicas sacras, como Ave Maria e Sancta Maria, num recital transmitido ao vivo para todo o mundo, via YouTube, no canal do tenor (www.youtube.com/andreabocelli), que conta com mais de 2,6 milhões de inscritos. O recital está previsto para começar às 14h (no horário brasileiro).
 
Milão fica na Lombardia, a região mais afetada do país europeu mais duramente atingido pela pandemia do novo coronavírus. Depois da China, a Itália se tornou o segundo epicentro da pandemia de coronavírus, com taxas de infecção e letalidade que levaram ao colapso do sistema de saúde em algumas cidades. Não à toa, o recital ganhou o nome de Bocelli: Música pela esperança.
“A voz e as palavras de Andrea Bocelli nos lembram que a razão para a nossa esperança não vem de nós, mas é um presente que vem de Deus”, afirmou o arcebispo da Catedral de Milão, monsenhor Gianantonio Borgonovo. O convite para o recital partiu da Catedral, em parceria com a prefeitura da cidade.
 
“Isso é o que significa promover, para a nossa Catedral – a casa do povo de Milão – e por meio da voz de Bocelli, a confiança de que o Espírito do Cristo Ressuscitado vai configurar os dias que nos foram dados no Reino de Deus, que deseja uma nova humanidade, unida e fraterna”, disse o monsenhor Borgonovo.
 
Andrea Bocelli cantará repertório sacro com o único acompanhamento do órgão da catedral, tocado por Emanuele Vianelli(foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Andrea Bocelli cantará repertório sacro com o único acompanhamento do órgão da catedral, tocado por Emanuele Vianelli (foto: Giuseppe Cacace/AFP)
 
 
O tenor fez uma declaração, divulgada pela Catedral, na qual afirmou: “Acredito na força de rezarmos juntos; eu acredito na Páscoa cristã, um símbolo universal de renascimento de que todos, sejam cristãos ou não,  verdadeiramente necessitam neste momento. Graças à música, transmitida via streaming ao vivo, reunindo milhões de mãos entrelaçadas em todos os lugares do mundo, nós vamos abraçar esse coração ferido da Terra. A generosa, corajosa, proativa Milão e toda a Itália serão de novo, e muito em breve, um exemplo de vitória, motor de um renascimento que todos nós esperamos. Vai ser uma alegria testemunhar isso, na Catedral, durante a celebração da Páscoa, que evoca o mistério do nascimento e renascimento”.

ABRAÇO O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, agradeceu o tenor por aceitar o convite. “Neste ano, a Páscoa vai ser muito diferente para todos nós. A alegria serena que em geral vem com este dia foi muito abalada por essa pandemia que estamos enfrentando. Tenho certeza de que a extraordinária voz de Bocelli será o abraço do qual todos nós estamos sentindo falta nestes dias, um forte e especial abraço, capaz de aquecer o coração de Milão, da Itália e do mundo", afirmou o mandatário. Por meio de sua fundação, Andrea Bocelli tem arrecadado fundos destinados à compra de equipamentos de proteção para as equipes médicas italianas que trabalham no atendimento aos infectados pela COVID-19.
 
A Catedral de Milão está fechada, em atendimento às medidas do governo do país para evitar circulação e aglomeração de pessoas, na tentativa de conter a disseminação do vírus. Desde o último dia 18, no entanto, a edificação histórica em estilo gótico tem sido iluminada todas as noites, com a programação de luz externa normalmente destinada apenas aos feriados.
A direção da Catedral – Veneranda Fabbrica del Duomo – afirmou que essa decisão tinha o objetivo de enviar “um sinal de positividade, confiança e encorajamento para a cidade neste momento difícil e doloroso”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)