(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Babilak Bah ministra oficina gratuita sobre corpo e palavra no CRJ

Aula está marcada para quinta-feira (12), com três horas de duração. Músico vai usar textos de Carolina de Jesus e letras do Racionais durante a atividade


09/12/2019 04:00 - atualizado 08/12/2019 16:30

(foto: Netun Lima/divulgação)
Na quinta-feira (12), o músico Babilak Bah (foto) vai ministrar a oficina Ritmo, corpo e palavra, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em BH. A ideia é estimular a reflexão sobre obras de escritores negros. “Trata-se de um espaço de experimentação de linguagem que se propõe a realizar um atravessamento de sentidos utilizando três fenômenos: o campo da palavra, as tecnologias corporais e a potência dos ritmos”, explica o arte-educador.

>>>

Textos de Carolina Maria de Jesus e letras do grupo de rap Racionais MCs serão o material didático do arte-educador. “A oficina destina-se a pessoas abertas a desenvolver, experimentar, descobrir, vivenciar o seu poder criativo rumo à criação individual ou coletiva”, reforça Babilak. A atividade é gratuita e vai durar três horas. Inscrições podem ser feitas no CRJ (Rua Guaicurus, 50, Centro). Informações: (31) 3277-4356.

SESC
ATOR EM CENA

De terça (10) a sexta-feira (13), o Sesc Palladium promove a oficina A preparação do ator para a cena. Inscrições podem ser feitas amanhã, das 11h às 21h, na recepção da Avenida Augusto de Lima, 420, Centro. As 20 vagas se destinam a atores, bailarinos, performers, diretores e coreógrafos, além de estudantes de teatro e dança.

ENCONTROS
CIA. DE DANÇA
(foto: Paulo Lacerda/divulgação)

Começa nesta segunda-feira e vai até dia 16, no Palácio das Artes, a segunda edição do evento Encontros com a Cia. de Dança, cujo propósito é ampliar o diálogo sobre o olhar feminino no âmbito desta atividade artística. A proposta é aproximar bailarinos vinculados à Fundação Clóvis Salgado (foto) tanto do público quanto de outros colegas. Hoje, às 13h, a atividade será aberta por Marcos Elias, especializado na técnica clássica. Para terça-feira (10) foi programada a oficina Do corpo cotidiano ao corpo poético, com Cristiano Reis.

>>>

A programação prossegue na quarta-feira, quando Júnia Bertolino comandará oficina de dança afro-brasileira. Na quinta, será a vez de Ivan Sodré, professor e bailarino da Cia. de Dança Palácio das Artes, ministrar a oficina O entre como espaço de ação e de mudança de hábito. Na sexta, tem roda de conversa com Morena Nascimento, Sânzio Canfora, Júnia Bertolino e Paola Rettore. Inscrições: https://forms.gle/aELErbsULcEdhBdZ6. Informações: (31) 3236-7400.

GASTRONOMIA
BATE-PAPO E EXPOSIÇÃO

Este mês, os restaurantes Casa dos Contos e Cantina do Lucas realizarão eventos especiais para comemorar o título de cidade criativa da gastronomia dado pela Unesco a BH. Nesta segunda-feira (9), às 19h, uma roda de conversa, no Lucas, vai reunir a historiadora Márcia Nunes, responsável pelo restaurante Dona Lucinha, Daniel Neto, do site Baixa Gastronomia, e Isabela Lapa, do blog Coisas de Mineiro. A cantina fica no Edifício Maletta (Avenida Augusto de Lima, 233, loja 18, Centro). A partir do dia 17, a Casa dos Contos receberá a exposição Sabores de BH – Cozinha afetiva, com obras do Ateliê Fátima Miranda. A mostra poderá ser conferida até 28 de janeiro. O restaurante fica na Rua Rio Grande do Norte, 1.065, Savassi.

LIVRO
HISTÓRIA E ENSINO

História, ensino e transversalidades: casos e reflexões é o nome do livro que as pesquisadoras Clotildes Avellar Teixeira e Janete Flor de Maio Fonseca vão lançar nesta segunda-feira (9), às 19h30, na Academia Mineira de Letras (AML). A dupla também faz palestra sobre o projeto, que reuniu professores e pesquisadores em torno da temática do ensino da história e da valorização do patrimônio cultural, privilegiando propostas ligadas a conteúdos transversais. O e-book será disponibilizado gratuitamente para download. Clotildes fez pós-doutorado no Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Janete tem pós-doutorado pela Université Libre, de Bruxelas. A AML fica na Rua da Bahia, 1.466, Lourdes.

HISTÓRIA
LUIZA MAHIN

Escrito por Armando Avena, o romance Luiza Mahin (Geração) acaba de chegar às lojas. Tendo como cenário a Revolta dos Malês, a maior rebelião urbana de escravos do país, o livro conta a história da ex-escrava que se juntou a companheiros muçulmanos para, em 1835, tomar Salvador com o propósito de libertar os cativos e instaurar o estado islâmico na Bahia. Luiza é mãe de Luiz Gama, considerado o primeiro poeta negro do país.

NATAL
ESPAÇO DO CONHECIMENTO

O Espaço do Conhecimento UFMG terá programação especial natalina de amanhã (10) a 22 de dezembro, passando a funcionar das 14h às 21h. Entre os dias 17 e 22, haverá o Ateliê de Cartões. É uma espécie de amigo-oculto: as pessoas criam um cartão, que ficará exposto, deixando sua mensagem sobre o que deseja para o futuro do planeta. Nos dias 17, às 16h, e 19, às 19h, tem contação de histórias sobre o surgimento do Natal como ritual cristão. O espaço fica na Praça da Liberdade, 700, Bairro Funcionários. Entrada franca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)