(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CULT...

As canções que embalaram os bailes de BH nos anos 1960

Projeto Entrevista Musical, comandado pela escritora Malluh Praxedes, estreia nesta terça-feira com Célio Balona e Nivaldo Ornelas


postado em 03/09/2019 04:00

(foto: Fabiano Veneza/divulgação)
(foto: Fabiano Veneza/divulgação)


A escritora Malluh Praxedes estreia nesta terça-feira (3), às 20h, na Casa Outono – Rua Outono, 571, Carmo –, o projeto Entrevista Musical. Abrindo o programa, Malluh receberá os músicos Célio Balona e Nivaldo Ornelas (foto) para uma conversa, na qual os músicos contarão histórias e tocarão canções que embalaram os bailes em Belo Horizonte nos anos 1960. O projeto contará, nesta primeira fase, com a participação de nomes da música instrumental mineira, como Túlio Mourão, Marcus Viana, Juarez Moreira e Chico Amaral, entre outros. Ingressos a R$ 30. Informações: (31) 99906-0624.

(foto: MecaInhotim/Divulgação)
(foto: MecaInhotim/Divulgação)


Tulipa e Donato
INÉDITAS

Dois nomes de diferentes gerações da música brasileira, Tulipa Ruiz (foto) e João Donato lançam compacto com duas músicas inéditas – Gravidade zero e Manjeiricão –, sendo que a última também conta com participação do rapper Edgar. Trata-se também do ponto de partida de uma minitour envolvendo Donato e Ruiz e sua banda, a Pipoco das Galáxias, formada por Gustavo Ruiz, Samuel Fraga, Gabriel Mayall e o trombonista da banda Bixiga70, Doug Bone. Gravidade zero partiu de uma melodia recorrente de João Donato. Em Manjericão, Tulipa e Gustavo Ruiz não seguem fórmulas, revezando-se na letra e na melodia.

Sabiá
EDITAL

O Festival Sabiá– Vivências da Maturidade está com edital aberto para atrações musicais e oficinas e as inscrições podem ser feitas até 16 de setembro por meio de formulário on-line. O resultado sai no dia 18 e será divulgado no site oficial do festival e em suas redes sociais. Ao todo serão escolhidas 30 atrações artísticas e formativas, sendo seis grupos ou artistas de música cantada, seis  de instrumental, 12 oficinas e seis palestras educativas. 
Informações e inscrições: www.festivalsabia.com.br.


(foto: Élcio ParaÍso/Divulgação)
(foto: Élcio ParaÍso/Divulgação)


Jovem Músico
RECITAL

O BDMG Cultural realiza nesta terça-feira (3), às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso pena. 1537, Centro –, o segundo recital da série Jovem Músico. Nesta apresentação, destaque para a diversidade de municípios que estarão representados pelos músicos mineiros e de outros estados. Como é o caso do paulista Marcos Rodrigues e do mineiro Mateus Belloni, que integra o naipe de violinos da Orquestra Filarmônica de Goiás. Bruno Jorge, professor de música pelo Cenex, da UFMG, se apresentará ao lado de Marcos Rodrigues, com o Duo Antítese. Participam ainda deste recital Marco de Paula (violão), de João Monlevade; João Morales (violão) e Luana Zille (violoncelo) de Belo Horizonte; e o duo formado por Elias Magalhães (baixo-barítono), de Conselheiro Lafaiete, e Laís Hirle (piano), de Governador Valadares. Ingressos a R$ 2 (inteira). Informações: (31) 3219-8691.


(foto: Juliane Assis/divulgação)
(foto: Juliane Assis/divulgação)


Paisagens Fugidias
JULIANE ASSIS

A exposição Paisagens fugidias (foto), da artista plástica Juliane Assis, comemora os 20 anos da Galeria Beatriz Abi-Acl – Rua Santa Catarina, 115, Lourdes. A pintora apresenta trabalhos inspirados nas paisagens urbanas e rurais, tendo como elementos pictóricos árvores, folhas, pássaros e detalhes arquitetônicos, mesmo que de forma sutil, já que se percebe nitidamente que a paisagem é mais um pretexto para as suas abstrações, impregnadas de texturas, cores, tons, ranhuras e colagens. A mostra permanece em cartaz até 28 de setembro e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Entrada franca. Informações (31) 3291.2101.

Ofertório
DE VOLTA A BH

Em 4 de outubro, Caetano Veloso e os filhos Moreno, Zeca e Tom estarão de volta a BH com o show Ofertório, no KM de Vantagens Hall, na Savassi. O leãozinho, Reconvexo, Um canto de afoxé para o bloco do Ilê e Todo homem estão no repertório. Ingressos já estão à venda no site www.ticketsforfun.com.br.

Carem Abreu
SÉRIE DOCUMENTAL

A cineasta mineira Carem Abreu está noSenegal para gravações da série Conexão Brasil-Senegal – A cultura em nós. Ao longo de um mês, a equipe capturará as imagens dos povos originários e comunidades ancestrais senegalesas, que serão retratadas na produção documental. A proposta da série é apresentar as conexões culturais e as interseções existentes entre manifestações das culturas brasileira e senegalesas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)