Estado de Minas HISTÓRIA

Teorema de Pitágoras achado em tabuleta de 1000 anos antes do filósofo

Uma tabuleta de argila da Babilônia, pelo menos um milênio mais antiga do que Pitágoras, leva cálculo de seu teorema nas marcações cuneiformes %u2014 e não é a única

10/10/2023 13:57 - atualizado 11/10/2023 08:10
669

Tabuleta de argila teorema de pitágoras
Tabuleta de argila teorema de pitágoras (foto: (Osama S. M. Amin/CC-BY-4.0/Edição e montagem por Canaltech))

Pitágoras pode ter sido um sujeito importantíssimo para a história da matemática, mas ele não foi responsável por descobrir o teorema que leva seu nome — apenas por popularizá-lo. Cientistas encontraram, há quase 60 anos, uma tabuleta de argila escrita em cuneiforme, vinda da Babilônia, onde é descrito o uso do Teorema de Pitágoras (não com este nome à época, é claro) para descobrir o tamanho da linha diagonal interna de um retângulo, mais de mil anos antes do matemático.

Encontrada no Iraque, a tabuleta nomeada IM 67118 provavelmente foi usada para o ensino, e data de 1770 a.C., enquanto Pitágoras nasceu apenas em cerca de 570 a.C. Ela não é a única — outro registro em argila datado entre 1800 a.C. e 1600 a.C. mostra um quadrado com triângulos marcados no interior. A tradução dos escritos cuneiformes com base 60, sistema de contagem dos babilônios, revelou que o povo sabia da existência do teorema pitagórico, bem como outros conceitos matemáticos avançados.

Por que a atribuição a Pitágoras?

Segundo pesquisadores, é inegável que os babilônios conheciam a relação entre o comprimento diagonal de um quadrado e seu lado — ou seja, d = ?2. Esse é, provavelmente, o primeiro número irracional a ser conhecido. Isso mostra a familiaridade com o Teorema de Pitágoras, ou, ao menos, com o caso especial para a diagonal de um quadrado, representado em termos matemáticos como d² = a² + a² = 2a².

A tabuleta de argila de Tell Harmal, no Iraque, datada do período babilônio antigo, 2003 a.C. a 1595 a.C. Nela, é possível ver uma teoria geométrico-algébrica sobre ângulos de triângulos retos (Imagem: Osama Shukir Muhammed Amin FRCP(Glasg)/CC-BY-4.0) (foto: foto:)

Não há, na verdade, escritos originais atribuídos a Pitágoras, cujo trabalho foi realizado mais de um milênio depois dos babilônios. O que há acerca do matemático foi passado para a frente por outros gregos, especialmente os pitagóricos, membros da escola que o filósofo montou onde hoje é o atual sul da Itália. A escola, chamada Semicírculo de Pitágoras, era secreta, mas o conhecimento nela compartilhado ou descoberto era passado à frente, e, muitas vezes, atribuído ao próprio matemático.

Como registros escritos da escola são raros, muito do conhecimento pitagórico foi passado verbalmente, dificultando o encontro de material realmente original do filósofo de Samos. Por respeito ao líder, muitas das descobertas feitas pelos pitagóricos eram atribuídas ao próprio matemático, o que pode, inclusive, ser o caso do famoso teorema que leva seu nome. Apesar de não tê-lo inventado, sua escola popularizou a equação, que ficou associada a Pitágoras.