(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MULHERES NA CIÊNCIA

Inscrições do projeto 'Para Mulheres na Ciência' se encerram nesta quinta

O programa, realizado pela Unesco Brasil, pela Academia Brasileira de Ciência e pela L'Oréal, oferece bolsa-auxílio de R$ 50 mil para mulheres cientistas


10/06/2021 12:55 - atualizado 10/06/2021 14:40

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Nesta quinta-feira (10), encerram-se as inscrições ao programa “Para Mulheres na Ciência”, realizado pela Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco), no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a L’Óreal. O projeto oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 50 mil para mulheres cientistas. As inscrições podem ser feitas pelo link: BIT.LY/PMNC2021.  

O prêmio atribuído às mulheres cientistas tem por objetivo a promoção e reconhecimento da participação feminina na ciência, de forma a favorecer a igualdade de gênero, conforme o projeto.

E, ainda segundo a organização, a edição deste ano tem uma novidade: um ajuste no regulamento permitiu maior prazo de conclusão do doutorado para cientistas que são mães, ampliando a oportunidade de inclusão. 

O coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais da Unesco no Brasil Fábio Eon destaca que “o Para Mulheres na Ciência é um importante marco para reconhecer pesquisadoras brasileiras que, com seus trabalhos, têm contribuído para a redução dos hiatos e assimetrias de gênero na ciência brasileira. É preciso dar visibilidade aos estudos conduzidos por mulheres, que representam ainda apenas 30% da pesquisa mundial”. 

De acordo com o projeto, todos os anos, sete pesquisadoras das áreas de ciências da vida, ciências físicas, ciências químicas e matemática são contempladas com a bolsa-auxílio, que serve como estímulo para prosseguimento aos estudos. Para participar, é necessário ter concluído o doutorado a partir de janeiro de 2014. As mulheres com filho têm prazo estendido. Ou seja, mães com um filho ganham prazo de um ano e as com dois têm mais dois anos. 

Entre outros requisitos, a cientista deve ter residência estável no Brasil e desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site “For Women in Science”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)