(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FOBIAS

Você sabe quais são os cinco maiores medos do ser humano? Confira

Psicóloga Ana Luiza Fanganiello fala sobre os maiores medos apresentados no período de pandemia e a complexidade de cada um deles


30/10/2021 10:14 - atualizado 30/10/2021 10:32

Mulher com a mão no rosto, demonstrando medo
(foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
O ser humano é repleto de emoções que esboça em determinadas situações, seja felicidade, raiva, tristeza ou o medo. Muitas vezes podendo parecer abstrato, esse último pode mexer não somente com o lado psicológico como físico de cada um. É normal que todos tenham medo de alguma coisa.

A psicóloga Ana Luiza Fanganiello explica que apesar dos medos de uma forma geral serem considerados emocionais, é necessário entender que o ser humano não consegue separar o que é emocional do que é físico.

"Quando você tem uma reação a uma situação que te deixa desconfortável, com medo, você tem reações físicas. Você treme ou você pode ter uma contração muscular. Essa descarga de adrenalina é física, mas é comandada pelo sistema emocional, uma coisa não separa a outra", explica Fanganiello.

No período pandêmico, a psicóloga aponta alguns medos mais apresentados, de uma forma geral. Confira algumas fobias do ser humano:

Sociofobia

É o medo de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. A pessoa com fobia social também medo de sair, socializar e se relacionar com outras pessoas, ou estar em uma sociedade que seja maior do que a bolha que a pessoa está acostumada a viver.

Relacionamento

Também conhecida como malaxofobia, o medo de ter um relacionamento está ligado ao receio de criar intimidade nas relações ou laços emocionais. No geral, essa situação é gerada pela fobia de se relacionar amorosamente com alguém e acabar se machucando psicologicamente e se magoando.

Morte

O medo da morte é uma situação que mesmo tendo consciência de ser um fator natural, o pensamento é desagradável para muitas pessoas. O medo também pode ser chamado de tanatofobia. O termo vem do grego sendo 'thanato' morte e 'phobos' está relacionado a temer ou ter medo.

Envelhecimento

O medo do envelhecimento é definido pela aversão do processo de envelhecimento. Apesar de também ser um fator comum, a gerontofobia, como pode ser chamada, é a sensação que as pessoas sentem sobre a percepção do tempo.

Transfobia ou LGBTfobia

Mais ligado ao medo social, a transfobia são uma série de atitudes, sejam de sentimentos ou ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas se reconhecem como tal. A fobia também pode estar ligada ao medo de aceitar que uma pessoa possa ser diferente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)