Publicidade

Estado de Minas

Entenda como o sabão extermina o coronavírus

Para entender como a combinação água e sabão atua para exterminar o vírus, conversamos com a Professora Giliane Trindade, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG


postado em 25/03/2020 23:00 / atualizado em 26/03/2020 20:35



Em tempos de pandemia da COVID-19, todo mundo já sabe que para evitar a contaminação e propagação da doença, é preciso manter a higienização das mãos e de tudo que pode ser abrigo para o vírus. E a forma mais acessível e eficiente de fazer essa limpeza é a com água e sabão. Mas o que exatamente ocorre entre o sabão e o vírus que faz desta a forma mais eficaz de combater o avanço da pandemia?

Para entender como esta combinação atua para exterminar o vírus, conversamos com a Professora Giliane Trindade, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Ela explica que o vírus não resiste ao sabão porque o poder de infecção dele é preservado por camadas de proteína, e alguns, como é o caso do coronavírus, além do envoltório de proteína ele tem um envelope que é de natureza lipoproteica (uma mistura de proteína com gordura). O vírus depende das espiculas de proteína de sua capa externa para entrar na célula humana e se replicar.

 

COMO É FORMADO O VÍRUS

Os vírus são um pacote de ácido nucléico circundado por camadas de proteínas que podem incluir um envelope viral à base de lipídio (gordura), como é o caso do coronavírus.

O nome do vírus vem da palavra latina «corona», em referência à forma de anel criado pelas pontas que o cercam  quando é visto em um microscópio eletrônico

 

  1. Proteína S
    Pontas utilizadas pelo vírus para se prender às células hospedeiras e invadir

  2. Proteína M
    A membrana que mantém tudo unido.Também tem papel importante na coordenação entre as outras proteínas

  3. Proteína E
    Camada externa de proteína, ajuda a criação de novos vírus e no processo de ruptura das células hospedeiras

  4. Proteína N
    Camufla o RNA* para o sistema inmunológico
O SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, é um dos vários coronavírus diferentes que infectaram humanos


COMO A ÁGUA E SABÃO ATUAM
O sabão atua destruindo a camada de gordura e proteína, fazendo com que o vírus perca seu poder de infecciosidade. As moléculas de sabão na água se conectam ao envelope de lipídio e o destróem. As partículas virais são levadas pela água.

  1. Envelope lipídico protetor do genoma do vírus
  2. Moléculas de sabão na água se conectando ao envelope de lipídio e o destruindo

 

Partículas virais sendo levadas pela água


 
 
POR QUE O VÍRUS INFECTA TÃO RÁPIDO
Estudos mostram que as pessoas tocam o rosto cerca de 23 vezes a cada hora, sendo em média 10 contatos com olhos, nariz e boca, os pontos mais suscetíveis à contaminação deste novo coronavírus.




DURAÇÃO DA LAVAGEM
Para destruir o vírus, lave as mãos por ao menos 20 segundos. É o tempo de cantar "parabéns para você" duas vezes! =)


DESINFETANTE PARA AS MÃOS
Limpeza expressiva com desinfetante à base de álcool (70% de álcool é a concentração


Publicidade