(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas RESULTADO POSITIVO

Fiocruz aponta que 99,6% dos vacinados contra COVID geram anticorpos

Segunda etapa do estudo feito com voluntários no Hospital da Baleia, em BH, aponta a eficácia da imunização após 60 dias da primeira dose


26/05/2021 17:58 - atualizado 26/05/2021 18:28

Os voluntários passam por monitoramento semanal para detectar o aparecimento de sintomas da COVID-19(foto: Hospital da Baleia/Divulgação)
Os voluntários passam por monitoramento semanal para detectar o aparecimento de sintomas da COVID-19 (foto: Hospital da Baleia/Divulgação)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o resultado da segunda etapa da pesquisa de soroconversão pós-imunização COVID-19 que vem sendo feita com os funcionários voluntários do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. Após 60 dias de aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19, 99,6% das pessoas pesquisadas mostraram ter anticorpos contra a doença.

Na primeira etapa da pesquisa realizada em março e 30 dias após a primeira dose da imunização, 89% dos funcionários apresentaram anticorpos contra a COVID-19

“Este foi um resultado excelente e, ao mesmo tempo, esperado. Pois sabemos que a vacina administrada demora um tempo para desenvolver a resposta imunológica e para que essa resposta passe a ser detectável nos testes”, explicou a pesquisadora da Fiocruz, Rafaella Fortini.


Resultados e monitoramento semanal


Na primeira etapa, cerca de 600 voluntários participaram da pesquisa. Já nesta segunda etapa, a adesão foi de 974 funcionários do hospital. Desse total, apenas quatro voluntários tiveram resultado não reagente, ou seja, não apresentaram resposta imunológica para a doença.  

“Essas pessoas continuarão sendo acompanhadas para que possamos entender porque os testes não estão sendo capazes de detectar a resposta imunológica em algumas poucas pessoas vacinadas. Estamos avançando para outros padrões de testagem”, garantiu a pesquisadora.

O tempo de duração da pesquisa é de dois anos, com objetivo de identificar a manutenção da resposta de proteção ao longo do tempo. Semanalmente, os voluntários do hospital são acompanhados pela Fiocruz para monitorar o aparecimento de sintomas suspeitos da doença.

Até o momento, 12 voluntários apresentaram sintomas suspeitos para a COVID-19. Eles fizeram exame de PCR e todos deram negativo. De acordo com a entidade, caso surja algum voluntário positivo para o coronavírus, ela fará o sequenciamento para análise e identificação de variantes.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)